null Curso de Estética e Cosmética foca em vivências práticas desde o início da graduação

Sex, 18 Dezembro 2020 09:24

Curso de Estética e Cosmética foca em vivências práticas desde o início da graduação

A partir de atividades laboratoriais e atendimentos procedimentais, o curso reitera o compromisso em formar profissionais experientes


Disciplina “Morfofuncional em estética I” sendo realizada (Foto: Ares Soares).
Disciplina “Morfofuncional em estética I” sendo realizada (Foto: Ares Soares).

O curso de Estética e Cosmética da Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, diferencia-se ao colocar como missão a prática para além da teoria ministrada ao longo da graduação. Disciplinas de experimentação são momentos que desde o primeiro semestre de estudos são oferecidas, tais como aula laboratorial de morfofuncional e atendimento com massagem às cegas.

Assim, o profissional graduado pela Universidade de Fortaleza já entra no mercado de trabalho apto a realizar atendimentos de forma experiente, já que realiza procedimentos desde o começo de sua jornada acadêmica. Para isso, serviços internos são ofertados a fim de proporcionar ao aluno prática e, à comunidade acadêmica interna, procedimento estético sob monitoramento de docentes.

“O curso desde sua origem tenta desenvolver suas ações com foco na comunidade acadêmica, tanto funcionários como estudantes de outros cursos da Universidade de Fortaleza, para que possamos prestar esse serviço de forma gratuita e ao mesmo tempo treinar nossos alunos”, reitera a professora Bárbara Matos, coordenadora do curso de Estética e Cosmética.

Dentre as disciplinas práticas de primeiro semestre estão: Morfofuncional em estética I, Massoterapia corporal I e Métodos e técnicas em avaliação em estética corporal.

Morfofuncional em estética

Ao estudar Morfofuncional em estética, o aluno compreende a morfologia do corpo humano, o sistema muscular, o sistema nervoso, a placa motora e o sistema tegumentar.

O módulo I é ofertado no primeiro semestre do curso e aborda a fisiologia humana, área de estudo fundamental na formação de Esteticistas. “Não são práticas de habilidades procedimentais da estética, mas sim de microscopia e macroscopia de peças anatômicas naturais ou artificiais”, descreve a docente da Universidade de Fortaleza e titular da disciplina, Marina Lobo. Nesse sentido, o conhecimento obtido influi na segurança que o profissional tem ao realizar procedimentos estéticos em seus clientes. 

Massoterapia corporal

Sendo a massagem uma das mais antigas terapias do mundo, existem variações da técnica de aplicação da força, ou vibração, sobre partes do corpo. No módulo I de Massoterapia corporal, o aluno desenvolve a massagem clássica (relaxante) e aprende técnicas como a massagem terapêutica, a massagem para gestantes e, ainda, a Quick Massage (Massagem Rápida). A fim de aguçar a sinestesia durante o aprendizado, a massagem às cegas também é realizada na disciplina. 

A coordenadora do curso e professora, Bárbara Matos, esclarece a importância da vivência e salienta o cuidado com as normas de biossegurança. “Fazemos com que o aluno, por meio dessa vivência, possa experimentar novas sensações, já que eles a realizam de forma vendada com supervisão do professor. Para isso, fazemos um trabalho com relação ao quantitativo de pessoas e a organização desses indivíduos no laboratório, em virtude do período de pandemia que estamos vivendo agora”, conclui. Bárbara também descreve a satisfação dos alunos na medida em que aplicam o ensino teórico. 

Métodos e técnicas em avaliação em estética corporal 

A disciplina visa compreender a estética do corpo humano e patologias estéticas corporais como fibro edema gelóide, adiposidade localizada, estrias, flacidez tissular, flacidez muscular e síndrome da desarmonia corporal. 

“Junto com os estudos das patologias, o aluno aprende a arte de avaliação dessas patologias estéticas. É uma disciplina em que o aluno aprende a avaliar o paciente como um todo. Temos uma ficha de avaliação montada, ele aprende a fazer adipometria, perimetria, aprende a usar recursos como bioimpedância e ultrassom bodymetrix, equipamento completo que o aluno tem acesso”, destaca a professora Fábia Azambuja, docente da disciplina. Ela ainda afirma que o aluno aprende anamnese e ganha experiência com exames físicos, tudo para formar um profissional com competência para atuar no mercado de trabalho. 

Estude Estética e Cosmética na Unifor 

Com duração de três anos, o curso de Estética e Cosmética capacita para o exercício de atividades nas áreas da estética corporal, facial, capilar e terapias de spa e bem-estar. O profissional graduado na Universidade de Fortaleza pode atuar em clínicas de estética, de cirurgias plásticas, dermatológicas e de fisioterapia, salões de beleza, centros de terapias especiais, de bem-estar, spas, centros de podologia, academias de ginástica, hotéis/resorts, indústrias cosmecêuticas, além de universidade, com docência e pesquisa.

Inscreva-se no Processo Seletivo 2021.1.

LEIA MAIS

Estética e Cosmética: nova matriz curricular traz inovações para a carreira profissional

Curso de Estética e Cosmética oferece serviços gratuitos e incentiva a prática profissional dos estudantes

“Seu sucesso nos interessa”: Eliane Gonçalves exalta o amor pela Estética e Cosmética

Estética e Cosmética: rigor e conhecimentos aliados do bem-estar
 

News Navigation Portlet está temporariamente indisponível.