null Curso de Farmácia da Universidade de Fortaleza oferta serviço de informação de medicamentos

Seg, 22 Junho 2020 15:23

Disponível online, a iniciativa busca orientar a todos sobre a composição e o consumo adequado de fármacos.

Caroline Mourão, coordenadora do curso de Farmácia da Unifor, explica que o Serviço de Informação sobre Medicamentos é uma iniciativa estimulada pela Organização Mundial de Saúde. (Foto: Ares Soares)

Com o objetivo de fornecer informações sobre medicamentos e seu uso de forma adequada, o curso de graduação em Farmácia da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, desenvolveu o Serviço de Informação sobre Medicamentos (SIM). A iniciativa está disponível online e é aberta à comunidade, auxiliando desde profissionais de saúde à população de forma geral.

Além de responder perguntas sobre o tema, o serviço produz informações técnico-científicas sobre fármacos, itens de farmacoterapêutica e produtos para saúde de caráter educativo e preventivo. Como resultado de atividades de investigação e pesquisa, ele também dispõe, de maneira sistemática, materiais informativos, tais como boletins, notas técnicas e pareceres técnicos sobre medicamentos que sejam de interesse da instituição de saúde.

Caroline Mourão, coordenadora do curso de Farmácia da Unifor, explica que o Serviço de Informação sobre Medicamentos (SIM) é uma iniciativa fortemente estimulada pela Organização Mundial de Saúde. O projeto surgiu da necessidade dos usuários de obter informações seguras e confiáveis sobre uso de medicamentos, sobretudo diante do atual cenário de isolamento, ocasionado pela pandemia do novo coronavírus.

“Considerando que ainda estamos em isolamento social, no qual os usuários muitas vezes não conseguem ter acesso aos serviços de saúde ou uma fonte confiável para esclarecimento de suas dúvidas, o SIM emerge como importante aliado no cuidado à saúde”, conta Caroline.

A professora também acredita que, para profissionais prescritores, o SIM poderá auxiliar na tomada de decisão sobre a terapia medicamentosa e o manejo de eventos adversos. Já os pacientes ficarão empoderados com informações úteis para conduzir melhor o consumo de medicamentos, bem como a redução do uso indevido por automedicação. “Ainda, o SIM será um referencial para a comunidade na busca dessas informações confiáveis”, conclui.

Estude Farmácia na Unifor

O mundo mudou e você também pode mudar. Conheça as novas possibilidades de estudar na Universidade de Fortaleza no próximo semestre e juntos estaremos preparados para o futuro. Aproveite as inscrições gratuitas*, o novo vestibular online e confira as demais vantagens para ingressar em uma das melhores Universidades do mundo aqui. Esperamos você!

*exceto Medicina

News Navigation Portlet está temporariamente indisponível.