null Curso de Jornalismo destaca-se em duas categorias do Prêmio Gandhi de Comunicação

Seg, 21 Dezembro 2020 16:02

Curso de Jornalismo destaca-se em duas categorias do Prêmio Gandhi de Comunicação

Os representantes da Unifor foram premiados nas categorias “Trabalho de Conclusão de Curso” (2º lugar) e “Mídia eletrônica” (3º lugar)


Organizado pela Agência da Boa Notícia, o Prêmio Gandhi tem o objetivo de estimular a cultura de paz a partir da Comunicação. (Foto: Redação Unifor)
Organizado pela Agência da Boa Notícia, o Prêmio Gandhi tem o objetivo de estimular a cultura de paz a partir da Comunicação. (Foto: Redação Unifor)

O curso de Jornalismo da Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, destacou-se em duas categorias do Prêmio Gandhi de Comunicação 2020: “Trabalho de Conclusão de Curso” (2º lugar) e “Mídia eletrônica” (3º lugar). O resultado foi anunciado no dia 16 de dezembro, em solenidade virtual. A premiação é uma iniciativa da Agência da Boa Notícia

Mahatma Gandhi foi um advogado, nacionalista, anticolonialista e especialista em ética política indiana. Foi figura principal para a independência da Índia. Tendo sido indicado ao Prêmio Nobel da Paz, Gandhi deixou como legado para a humanidade a cultura da não-violência. 

O coordenador do curso de Jornalismo, Wagner Borges, destaca a importância da premiação em âmbitos estadual, nacional e comunicacional. “O jornalismo não é só mediação de fatos, ele tem caráter educador e multiplicador quando se faz abordagem de temas tão complicados no mundo que vivemos. Entendemos, assim, que já da academia, esses futuros profissionais vão se habilitar para cobrir no dia a dia, sob o fato de que a cultura de paz é um elemento agregador e parte da ética jornalística ”, destaca. 

Manutenção da democracia por meio do Jornalismo

Categoria: Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) – 2º lugar 

Título: “Democracia além de fronteiras: a função cívica do jornalista na cobertura internacional e humanitária”

Autora: Natália Coelho (egressa)

A manutenção do aparelho democrático é um tema discutido na geopolítica mundial, com destaque para o papel do Jornalismo na garantia dos direitos fundamentais e função cívica. “Meu TCC estudou o papel do jornalismo na promoção da democracia, voltando-se principalmente para a cobertura internacional e humanitária. Fiquei muito feliz com o prêmio. Além de ter passado por algumas dificuldades em sua produção – porque, enfim, fiz em plena pandemia -, senti que tive esse lado da pesquisa ainda mais incentivado. Pretendo continuar com essa pesquisa em um mestrado e ter recebido o prêmio foi como receber um empurrão para não desistir deste sonho”, relata a egressa do curso de Jornalismo da Unifor, Natália Coelho.

LEIA AQUI.

Olhar aprofundado sobre a Aids e o HIV no Ceará

Categoria: Mídia Eletrônica – 3º lugar 

Título: “A gente vive com HIV, mas não quer morrer de Aids - Um olhar aprofundado sobre a Aids e o HIV no Ceará”

Autores: Fayher Lima, Raquel Sant'Ana e Thiago Mourão (alunos)

A reportagem traz um olhar aprofundado sobre a Aids e o HIV no Ceará. O estudante do curso de Jornalismo, Fayher Lima, descreve a realidade retratada. “As pessoas soropositivas têm enfrentamentos semelhantes, como a irregularidade no acesso ao tratamento e a luta contra a sorofobia. Essas e outras denúncias são apresentadas na produção. Embora as pessoas que vivem com Aids e HIV tenham o estado sorológico como fator comum, elas são seres individuais e a reportagem traz essa perspectiva através dos relatos de Maria, Cláudia, Letícia, Valcan e Augusto. Além de retratar políticas públicas, a reportagem esclarece sobre os avanços da ciência. Atualmente, existem novos meios de prevenção - como a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) - e até um tratamento nos casos de exposição de risco - a Profilaxia Pós-Exposição (PeP). Infelizmente, a Aids e o HIV voltaram a ser tabu e são pouco discutidos na mídia, na educação e até mesmo na ciência. Pouco se fala de uma cura”, descreve. 

LEIA AQUI.

Sobre o Prêmio Gandhi de Comunicação

O Prêmio Gandhi de Comunicação é uma iniciativa da Agência da Boa Notícia, Organização Não Governamental com sede em Fortaleza, criada com o objetivo de estimular o fortalecimento da cultura de paz a partir da comunicação. Com o Prêmio Gandhi, a Agência da Boa Notícia visa fortalecer a relação com os profissionais e estudantes de Comunicação Social – Jornalismo e Publicidade & Propaganda –, e com produtores de conteúdo online, destacando os trabalhos que mais contribuem para despertar a atenção da sociedade para a importância da cultura de paz. 


 

News Navigation Portlet está temporariamente indisponível.