null Do mercado de investimentos ao comércio: conheça os diferenciais do curso de Administração

Ter, 12 Janeiro 2021 18:35

Do mercado de investimentos ao comércio: conheça os diferenciais do curso de Administração

Confira relatos de alunos que conquistaram êxito no mercado de trabalho a partir de oportunidades vivenciadas na Unifor


Thiago Queiroz, 21, atua com comércio e destaca que uma das vantagens do curso é permitir o ingresso no mercado de trabalho já no início da jornada acadêmica. (Foto: arquivo pessoal)
Thiago Queiroz, 21, atua com comércio e destaca que uma das vantagens do curso é permitir o ingresso no mercado de trabalho já no início da jornada acadêmica. (Foto: arquivo pessoal)

Preparado para formar profissionais com amplo leque de atuação no mercado de trabalho, o curso de Administração da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, é um dos melhores do Ceará. O curso possui um currículo orientado ao desenvolvimento de competências da área de gestão. Assim, proporciona aos alunos conhecimentos e habilidades nas áreas de Marketing, Finanças, Operações e Logística, Tecnologia da Informação, Gestão de Pessoas e Inteligência de Negócios, capacitando-os a atuar em organizações públicas ou privadas, como consultor ou dono do próprio negócio, seja no mercado nacional ou internacional.

O mercado de trabalho para o profissional graduado em Administração vai desde a área de investimentos ao comércio. O aluno Thiago Queiroz, 21, atua com comércio e destaca que uma das vantagens do curso é permitir o ingresso no mercado de trabalho já no início da jornada acadêmica. “Existem muitos profissionais competentes no curso e ótimas oportunidades podem surgir ao criar networking, como aconteceu comigo. Logo no quarto semestre recebi uma indicação de estágio para uma empresa da qual sempre tive muita admiração, participei do processo seletivo e fui selecionado para a vaga”, relembra Thiago. 

Dupla titulação em inglês e a experiência de estudar com intercambistas

Um dos diferenciais de estudar Administração na Unifor é que, ao final do curso, o aluno pode obter dupla titulação estrangeira, em virtude de parceria da Universidade de Fortaleza com a Universidade Negocia de Paris (França) e a Berlin School of Economics and Law (Alemanha). A Unifor é pioneira na oferta de disciplinas em língua inglesa no curso de Administração, possibilitando que os alunos apreendam conteúdos na área de negócios no idioma inglês a vivenciem a companhia de colegas de sala intercambistas. 

Thiago Queiroz salienta o quão importante foi fazer uma disciplina ministrada em língua estrangeira. “Além de praticar e desenvolver o idioma, os alunos que participam dessas cadeiras em sua maioria ou têm os mesmos objetivos que você, o que por si só já é ótimo, ou são alunos intercambistas estrangeiros dos mais variados países. Isso proporciona aprendizado sobre comportamentos e culturas as quais não estamos habituados e, assim, tais conhecimentos se tornam diferenciais valiosos no mercado de trabalho”, afirma o aluno. 

Unifor Carreiras impulsiona a conquista do primeiro estágio 

Diego Cordeiro, 21, atua como assessor de investimentos na XP Investimentos, atividade profissional que lida com pessoas que buscam saber como investir no mercado de capitais. Segundo a Associação Credenciadora de Agentes Autônomos de Investimento (ANCORD), cerca de 10 mil profissionais estão aptos a atuar no Brasil, configurando uma profissão em ascensão no país. Diego destaca que a reputação da Unifor foi importante para que ele ingressasse mais facilmente nesse mercado tão desafiador. “A plataforma Unifor Carreiras ajudou bastante na procura do meu primeiro estágio”, relembra.  

Diego Cordeiro acrescenta a aplicabilidade do curso em sintonia com o mercado de trabalho. “O curso, logo no primeiro semestre, já me mostrou que a administração está mais para uma arte, do que para uma ciência de números. O curso me ajudou muito no tocante à gestão interna de pessoas e me mostrou o quanto é importante o marketing dentro de uma empresa”. 

Matriz curricular em sintonia com o mercado

A matriz do curso de Administração foi desenvolvida em três eixos: empreendedorismo, pesquisa e liderança. A formação dos alunos é voltada ao desenvolvimento de competências essenciais para os desafios do mercado de trabalho, portanto, ela acontece em ciclos: funcional, gerencial e estratégico. Em consequência, o conhecimento do estudante evolui de forma integrada, aproximando sua experiência acadêmica ao ambiente organizacional e mercadológico.

“Inicialmente, o aluno se reconhece dentro do campo da Administração. No segundo ano, ele se identifica com as ferramentas e habilidades de gestão criativa. No terceiro ano, desenvolve sua capacidade de integrar processos, pessoas, aprendizagem, finanças de forma orientada a gerar valor para o cliente. No último ano, acumulando as experiências adquiridas no decorrer do curso, o aluno é capaz de desenvolver nas suas equipes de trabalho paixão pelo propósito de tomar decisões orientadas à melhoria da qualidade de vida da sociedade”, explica o professor Josimar Costa, coordenador do curso. 

Extensão: conheça o Projeto Bagagem

O Projeto Bagagem, realizado pelo curso de Administração da Unifor, tem o objetivo de realizar viagens técnicas para visitar empresas consideradas de classe mundial e líderes de seus segmentos para troca de experiências em gestão e administração. Os alunos já realizaram viagens às cidades de São Paulo e Recife, quando visitaram empresas como Bayer, Mercedes-Benz, Novartis, Embraer, Ernst & Young, Natura, Rede Globo, Scania Brasil, Universidade do Hambúrguer - McDonalds, Porto de Suape e Porto Digital. Após a visita, os alunos participantes produzem um relatório sobre o que foi aprendido durante as visitas. 

Thiago Queiroz descreve o Projeto Bagagem como empolgante e reforça como foi agregador para a sua carreira acadêmica. “Logo no segundo semestre, participei do Projeto Bagagem. Fomos guiados por excelentes profissionais do mercado e pudemos ouvir suas experiências, principalmente como profissionais que já passaram por suas primeiras graduações e as jornadas que percorreram desde então. Com certeza foi uma oportunidade transformadora”, destaca. 

Diego Cordeiro também destaca o fascínio com a iniciativa e a surpresa positiva que teve ao visitar empresas na capital paulista. “Nunca pensei que seria tão bem recebido em organizações multinacionais. Foi interessante conhecer a fundo como eles lidam com os processos do dia a dia e como tratam os funcionários tão bem, tanto em relação às metas, remuneração e à situação social do colaborador. Na minha viagem do Projeto Bagagem, o professor Josimar ainda nos apresentou como bônus uma startup e conversamos durante muito tempo com os dois fundadores da empresa”, relembra. 

Encontro de Pesquisa em Administração (EPA)

O curso de Administração da Unifor promove ainda, anualmente, o evento Encontro de Pesquisa em Administração (EPA), que tem por objetivo incentivar jovens talentos no campo da pesquisa científica em Administração e iniciar sua preparação para futuros programas de mestrado e doutorado. 

Clique aqui e conheça o projeto EPA

Quer estudar Administração? Vem pra Unifor!

Inscreva-se no vestibular online aqui. 

News Navigation Portlet está temporariamente indisponível.