null Enfermagem: profissão ganha mais notoriedade e empregabilidade se multiplica

Ter, 2 Junho 2020 11:53

Enfermagem: profissão ganha mais notoriedade e empregabilidade se multiplica

Em decorrência da pandemia, o protagonismo da profissão ganhou visibilidade, ocupando posição de destaque nos noticiários da rede nacional e internacional.


Na Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, o aluno do curso de Enfermagem é capacitado para atuar nos diversos cenários da profissão na atualidade. (Foto: Ares Soares)
Na Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, o aluno do curso de Enfermagem é capacitado para atuar nos diversos cenários da profissão na atualidade. (Foto: Ares Soares)

Atualmente, o mercado de trabalho para o profissional de Enfermagem está em larga expansão. Não apenas pela visibilidade e reconhecimento dos pacientes quanto ao tratamento da Covid-19 no mundo todo, mas sobretudo porque a categoria está ampliando cada vez mais suas áreas de atuação. Existem quatro grandes dimensões relacionadas ao mercado de trabalho para o enfermeiro: assistência direta ao paciente, gerência/gestão, docência/pesquisa e empreendedorismo. 

Na Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, o aluno do curso de Enfermagem é capacitado para atuar nos diversos cenários da profissão na atualidade. Os laboratórios com equipamentos modernos permitem a simulação de ações da atividade profissional a partir de manequins multifuncionais. Além disso, os estudantes iniciam as disciplinas de campos de estágio a partir do terceiro semestre, fator que favorece a prática em ambientes de trabalhos reais e simulados. A partir do quarto semestre, todos os módulos acontecem com aulas práticas em campo de estágio, com relação de um professor para seis alunos. 

O corpo docente é outro diferencial do curso de Enfermagem da Universidade de Fortaleza, pois são professores que, para além dos títulos de mestrado e doutorado, possuem experiência no mercado de trabalho nos mais variados campos de atuação da profissão. E para o aluno que deseja seguir a carreira acadêmica, há a possibilidade de participar grupos de pesquisa, grupos de estudo e projetos de monitoria acadêmica. 

A essência da profissão está no desejo de atuar no cuidado humano, ajudando as pessoas que estão em situação de vulnerabilidade em relação à saúde. A Universidade de Fortaleza mantém convênios em campos práticos da rede hospitalar, unidades básicas de saúde e centros de especialidades da gestão municipal e estadual de saúde, facilitando o contato dos alunos com a realidade diária da profissão. Quando formados, isso potencializa o ingresso dos alunos no mercado de trabalho. 

Estude Enfermagem na Unifor

O mundo mudou e você também pode mudar. Conheça as novas possibilidades de estudar na Universidade de Fortaleza no próximo semestre e juntos estaremos preparados para o futuro. Aproveite as inscrições gratuitas*, o novo vestibular online e confira as demais vantagens para ingressar em uma das melhores Universidades do mundo aqui. Esperamos você!

*exceto Medicina
 

Os campos de atuação do enfermeiro

A assistência direta ao paciente acontece por meio da contratação do profissional de enfermagem em redes hospitalares, Unidades Básicas de Saúde (postos de saúde), serviços de atendimento pré hospitalar em urgência e emergência (SAMU), atenção domiciliar (home care), assistência na área de transplantes de órgãos, serviços especializados em estomoterapia (tratamento de feridas), nefrologia, cardiologia, obstetrícia, neonatologia, pediatria, geriatria, dentre outros.
 

Na área de Gestão, o profissional tem a possibilidade de assumir cargos de coordenação nas unidades hospitalares, unidades básicas de saúde, secretarias de saúde do estado/município e universidades. Atualmente, no estado do Ceará, grande parte dos secretários municipais de saúde são enfermeiros. Diante da demanda em ascensão, o curso de Enfermagem prepara cada vez mais os alunos para assumirem cargos de gestão no mercado de trabalho. 

A docência e pesquisa representam outra dimensão do campo de atuação do enfermeiro. Os cursos direcionados à formação técnica profissional em enfermagem estão em expansão, principalmente pelo avanço da área técnica profissionalizante no país. Esse cenário oferece um campo de trabalho promissor para os egressos dos cursos superiores de enfermagem na docência. Com o avanço considerável na formação de enfermeiros mestres e doutores, cresce também a inserção desse profissional em programas de pesquisa e extensão vinculados às universidades.

O empreendedorismo trata-se de um campo amplo, no qual o enfermeiro pode vir a atuar promovendo saúde à população ou dedicando-se à sua recuperação, com atendimentos em consultórios particulares, no domicílio (home care) e em cooperativas (terceirização de mão-de-obra), consultorias e auditorias como autônomo ou em empresas, atendimento em eventos (dairy care), ensino (proprietário) ou prestação de serviços especializados: clínicas de vacinação, amamentação, esterilização de material médico-hospitalar, transporte de pacientes, aluguel de equipamentos e comercialização de produtos da área hospitalar.

News Navigation Portlet está temporariamente indisponível.