null Projeto Pau de Arara: 15ª edição retorna à região do Cariri

Qui, 16 Janeiro 2020 14:15

Projeto Pau de Arara: 15ª edição retorna à região do Cariri

Durante quatro dias de viagem, os estudantes de Comunicação da Universidade de Fortaleza conheceram as cidades do Crato, Juazeiro do Norte e Nova Olinda.

15ª edição do Projeto Pau de Arara na cidade de Nova Olinda, região do Cariri. Foto: Jari Vieira.

A 15ª edição do Projeto Pau de Arara, vinculado ao Centro de Ciências de Comunicação e Gestão (CCG), aconteceu entre os dias 18 a 21 de dezembro de 2019. Nesta edição, os alunos do curso de Jornalismo e Publicidade e Propaganda realizaram uma exposição fotográfica na cidade de Nova Olinda, localizada na região do Cariri.

Idealizado pelo professor Jari Vieira no ano de 2004, o projeto visa conscientizar os alunos do seu papel social. “O objetivo maior do projeto é documentar, através de imagens, as mais diversas localidades do Nordeste, além de despertar nos alunos a importância da cultura regional, levando essa experiência para o seu futuro profissional”, destaca.

O Pau de Arara também tem como objetivo aproximar os alunos com a cultura nordestina, através da produção de fotografias e vídeos documentais. Évilla Pacheco, aluna do curso de Publicidade comenta sobre a experiência com o projeto. “Fui ao Cariri pela primeira vez no ano passado, através do projeto Pau de Arara e foi brilho nos olhos e algumas lágrimas de felicidade do começo ao fim, afinal, poder conhecer uma região que é o símbolo de resistência da cultura cearense é grandioso demais. Desta vez, um ano depois, retornamos ao Cariri e foi só alegria poder revisitar a Fundação Casa Grande, lugar onde senti meu coração vibrar como nunca antes, rever pessoas especiais que conhecemos ano passado e sentir de todo o arrepio na pele daquela experiência única”, relata.

O Vice-Reitor de Graduação da Universidade de Fortaleza, Henrique Sá, relata a experiência cultural proporcionada pelo Pau de Arara.  “O projeto é um dos mais incríveis da área da comunicação da Universidade, que nesta edição, levou alunos e professores para conhecer a arte e cultura do Cariri. Como sempre na Unifor, estamos sempre aprendendo”.

Além disso, o Pau de Arara também funciona como uma forma de pesquisa acerca de outros espaços, utilizando a fotografia como instrumento artístico, documental e etnográfico.

Projeto Pau de Arara: Fotografia e Vivências

No primeiro dia de viagem, os alunos visitaram a Fundação Casa Grande - Memorial do Homem Cariri, na cidade de Nova Olinda, localizada na microrregião do Cariri para a montagem da exposição fotográfica do Projeto Pau de Arara. As fotos expostas foram registradas na 13ª edição do projeto, em 2018. A exposição faz parte da programação de comemoração do 27º aniversário da Fundação.

No período da tarde, ainda na programação do aniversário da Fundação, os alunos prestigiaram a realização do ritual católico da Renovação do Sagrado Coração de Jesus, realizado anualmente em 19 de dezembro na Fundação Casa Grande, que consiste na renovação da imagem do Sagrado Coração de Jesus através de rezas e do cortejo de grupos populares, como a banda Cabaçal Irmãos Anicetos, que marcam presença desde o primeiro ano de renovação da casa.

Os estudantes visitaram também a loja do Mestre Espedito Seleiro, cujo artesanato se tornou um grande atrativo. Espedito produz calçados, bolsas, chapéus, carteiras, bancos, poltronas, além de outros elementos da cultura vaqueira. Suas peças são vendidas para outros estados e exportadas para outros países.

No segundo dia de viagem, os alunos visitaram o Centro de Cultura Popular Mestre Noza, localizado na cidade de Juazeiro do Norte e abriga obras de mais de 100 artesãos do Cariri. Além de ser considerado um ponto turístico, o Centro funciona como apoio para os artesãos da região.

No período da tarde, os estudantes visitaram a fábrica de Cajuína São Geraldo, conhecida por fabricar o tradicional refrigerante de caju. No local, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o processo de fabricação da bebida, além de degustá-la.

Finalizando a edição, os alunos foram na Colina do Horto, em Juazeiro do Norte, para visitar a Estátua do Padre Cícero, símbolo importante da fé romeira e que completou 50 anos no mês de novembro. No local, os estudantes apreciaram a vista da cidade, a estátua do Padre Cícero e visitaram o Casarão do Padre Cícero, museu que conta a vida do aclamado santo popular.

Sobre o Projeto

Realizado pelo Centro de Ciências da Comunicação e Gestão (CCG) da Universidade de Fortaleza, através da Vice-reitoria de Extensão, o Projeto Pau de Arara possui o objetivo de aproximar os alunos da Comunicação da cultura nordestina, levando os estudantes para visitar cidades localizadas no interior do Nordeste e incentivando na produção de fotografias artísticas e documentais dos locais.

Em cada edição participam em média 40 alunos prioritariamente dos cursos de Comunicação Social, mas aberto também dos demais cursos da Universidade.

News Navigation Portlet está temporariamente indisponível.