null 10ª Região Militar homenageia presidente da Fundação Edson Queiroz

Seg, 17 Setembro 2018 17:44

10ª Região Militar homenageia presidente da Fundação Edson Queiroz

Presidente da Fundação Edson Queiroz Lenise Queiroz Rocha recebe o Diploma de Amiga da 10ª Região Militar

A presidente da Fundação Edson Queiroz, Lenise Queiroz Rocha, recebeu, neste dia 17 de setembro, o Diploma de Amiga da 10ª Região Militar. A outorga aconteceu na cerimônia do 76º aniversário de criação do Comando Militar. De acordo com o Assessor Parlamentar da 10ª Região Militar, coronel Luiz Benício, são homenageados personalidades e instituições pelos serviços prestados ao Exército brasileiro.

“Hoje estamos celebrando o 76º aniversário da 10ª Região Militar, que se encontra inserida na sociedade cearense, tendo relacionamento ótimo com a Universidade de Fortaleza e com as demais instituições de ensino do Estado. Dessa forma, anualmente selecionamos e agraciamos algumas personalidades e instituições para esse Diploma. Neste ano, decidimos homenagear a Fundação Edson Queiroz, por sua grande parceria e disposição ao nos ajudar e apoiar em nossas atividades. Além disso, homenageamos representantes do poder legislativo, de Fortaleza e do Ceará”, ressaltou o coronel.

Fundação Edson Queiroz

Instituição genuinamente cearense, a Fundação Edson Queiroz promove há décadas o desenvolvimento social, educacional e cultural do Estado e da região Nordeste.

Nascida na década de 70 do século passado, em contexto local marcado por profundo déficit de escolaridade e por um quadro constrangedor de atraso regional que motivou sua criação em 26 de março de 1971, a Fundação foi uma das formas encontradas pelo industrial Edson Queiroz de retribuir, em forma de responsabilidade social, tudo o que a sua terra já lhe concedera.

O maior entre os projetos sociais encampados pela Fundação Edson Queiroz se materializou na Universidade de Fortaleza (Unifor), criada em 1973, comemorando, portanto, 45 anos de existência em 2018.

Sobre a 10ª RM

A 10ª RM, com seu Comando em Fortaleza, foi organizada em 1942 e sua área de atuação abrange os estados do Ceará e do Piauí. Em 1993, em homenagem ao primeiro capitão-mor do Ceará, a 10ª RM recebeu a denominação de Martim Soares Moreno. No interior do Comando da 10ª RM, encontra-se o Museu do Brigadeiro Antônio de Sampaio, patrono da infantaria brasileira, e o local que serviu de prisão para Bárbara de Alencar, heroína da Revolução Republicana de 1817.