null 14ª Semana Internacional do Meio Ambiente: plantio do ipê amarelo simboliza compromisso com o desenvolvimento sustentável

Ter, 25 Maio 2021 12:38

Presidente da Fundação Edson Queiroz, Lenise Queiroz Rocha, participa de momento que encerra evento realizado de 1º a 5 de junho

A flor do ipê amarelo foi declarada símbolo do Brasil há 60 anos. A árvore dessa espécie foi escolhida em 2021 como símbolo de Fortaleza (Foto: Ares Soares)

As árvores e a diversidade da flora ajudam a contar a história da Universidade de Fortaleza (Unifor), instituição da Fundação Edson Queiroz. De uma área total de 490 mil metros quadrados do campus da Unifor, mais da metade é de cobertura vegetal. Dentre as árvores que compõem os 250 mil metros quadrados de área verde na universidade, está o pau-brasil plantado pelo criador da universidade Edson Queiroz (1925-1982). A poucos metros da árvore que dá nome ao país, será plantado no Dia do Meio Ambiente (5 de junho), às 9h, um ipê amarelo pela presidente da Fundação Edson Queiroz, Lenise Queiroz Rocha.

O momento encerra a 14ª Semana Internacional do Meio Ambiente realizada pela Unifor, um evento promovido anualmente que demonstra o compromisso com o respeito à biodiversidade e ao desenvolvimento sustentável. Também participam do plantio do ipê amarelo o vice-reitor de Extensão da Unifor, professor Randal Pompeu; a Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional (PPGD), professora Gina Pompeu, e o coordenador do curso de Engenharia Ambiental, Oyrton Azevedo.

“A Fundação Edson Queiroz, que completa meio século, tem como uma das premissas básicas o desenvolvimento humano, social e ambiental. O plantio do ipê amarelo tem, portanto, a simbologia da ligação da Fundação com a proteção ao meio ambiente e promoção da sustentabilidade”, explica o vice-reitor de Extensão da Unifor, professor Randal Pompeu.

Simbolismo

Há 60 anos um decreto do então presidente Jânio Quadros declarou o pau-brasil e a flor do ipê amarelo, respectivamente, como árvore e flor símbolos do Brasil. “Sua oficialização como a Flor Nacional Brasileira, será um passo a mais no sentido de ser criada no espírito das novas gerações,a convicção de que devemos conhecer melhor, não só as nossas reais possibilidades, mas também, a beleza e riqueza de nossa flora”, diz um trecho do decreto que oficializou a escolha. Em março de 2021, a Prefeitura de Fortaleza definiu também o ipê amarelo como a árvore símbolo da capital cearense.

Pau-brasil localizado em frente à biblioteca do campus foi plantado pelo criador da Unifor, Edson Queiroz  (1925-1982). Árvore é símbolo do país (Foto: Ares Soares)

O ipê amarelo também compõe a biodiversidade que recobre o campus da Unifor. São inúmeras espécies como o pau-brasil plantado pelo criador da universidade, o baobá, as palmeiras imperiais, o cajueiro, o jacarandá, os oitis, os ipês rosa, os dendezeiros e a timbaúba que demarcam a variedade da cobertura vegetal da área da Unifor.

Semana Internacional do Meio Ambiente

De 1º a 5 de junho, a Universidade de Fortaleza realiza a 14ª Semana Internacional do Meio Ambiente. A edição deste ano conta com renomados palestrantes nacionais e internacionais que irão abordar, dentre outros temas, a importância de preservar os diferentes tipos de ecossistemas para um meio ambiente saudável e sustentável. A Universidade de Fortaleza realiza essa programação para fomentar o estudo e a prática direcionados à sustentabilidade e à proteção ao meio ambiente. O tema de 2021 é “Água, clima e restauração dos ecossistemas: reconhecimento dos direitos da natureza e das garantias do futuro intergeracional”.

Serviço:

14ª Semana Internacional do Meio Ambiente Evento online

• De 1º a 5 de junho de 2021
  • Artigos científicos para os seminários temáticos podem ser enviados para o e-mail meioambiente@unifor.br até 25 de maio de 2021
  • Mais informações: (85) 3477-3277

5 de junho, às 9h, será realizado o plantio de ipê-amarelo, cuja flor é considerada símbolo do Brasil, em Celebração aos 50 anos da Fundação Edson Queiroz.