null Aproveite atividades culturais e esportivas no campus da Unifor

Ter, 31 Julho 2018 18:35

Aproveite atividades culturais e esportivas no campus da Unifor

No Espaço Cultural Unifor, os visitantes têm a chance de conhecer, gratuitamente, obras de renomados artistas nacionais e internacionais (Foto: Saulo Galdino)

Cultura, arte e esporte ao alcance de todos. Esse é um dos pilares presentes na missão da Universidade de Fortaleza, assim, oferece aos seus estudantes diversas opções de programação entrelaçando conhecimento e lazer, como exposições de arte, peças teatrais, apresentações de grupos musicais e de dança, vasto acervo literário e atividades esportivas. Confira:

Exposições, peças teatrais e grupos artísticos

Os amantes da arte têm no campus a oportunidade tanto de ver quanto de exercitar talentos. A Unifor conta com o Teatro Celina Queiroz, um dos principais espaços de divulgação das artes cênicas do Ceará, e com o Espaço Cultural Unifor, que acolhe e integra a essência da cultura cearense e brasileira, valorizando toda a sua riqueza e diversidade.

O Teatro é palco das manifestações artísticas da cidade, além de ser o berço do Projeto Teatro Celina Queiroz Grandes Espetáculos e Projeto Recitais de Piano, que insere Fortaleza no circuito das grandes apresentações do país. O espaço se localiza no campus da Unifor, no bloco T.

Já o Espaço Cultural Unifor, instalado no prédio da Reitoria seguindo padrões mundiais, abriga exposições de renome nacional e internacional. Este ano, por exemplo, estão em cartaz a exposição “Da Terra Brasilis à Aldeia Global” e a mostra “Santos-Dumont - Coleção Brasiliana Itaú”.

Mas você, aluno Unifor, pode ir além, pode contribuir com o fazer arte, participando dos grupos de: Camerata, Coral, Grupo Mirante de Teatro e Companhia de Dança. Os interessados devem ficar atentos às audições técnicas, que acontecem ao longo do ano. Tanto os Grupos de Arte como os eventos culturais realizados na Universidade são coordenados pela Divisão de Arte e Cultura.

Academia Unifor

A academia de ginástica da Unifor conta com equipamentos de última geração, distribuídos em área espaçosa e climatizada, com capacidade de atendimento de 1.000 usuários por dia.

Entre as modalidades ofertadas estão: circuito funcional, spinnig, muay thai, jiu-jitsu, pilates, avaliação nutricional e avaliação física tudo para alunos, funcionários, atletas e público externo e conveniados. Funcionários e alunos têm desconto.

*Funcionamento: segunda-feira a sexta-feira, das 5h30 às 22h30, e aos sábados, das 8h às 12h. Mais informações: 3477.3116.

Acervo bibliográfico

Biblioteca Central da Unifor

Um dos maiores e mais qualificados acervos de universidades particulares das regiões Norte e Nordeste, a Biblioteca Central da Unifor reúne mais de 95 mil títulos, em um total de mais de 317 mil documentos/obras nas áreas de ciências jurídicas, tecnológicas, da saúde, da comunicação e gestão. O espaço possui 5 mil² e 722 assentos para estudo.

O vasto acervo é composto por livros, teses, dissertações, anais, vídeos analógicos e digitais, além de periódicos, que subsidiam de forma completa a busca por informações para auxiliar na sua formação.

*Funcionamento: de segunda a sexta-feira, de 7h às 21h55, e aos sábados, de 7h30 às 16h25. Mais informações: (85) 3477.3162.

Coleção Rachel de Queiroz

Doado à Unifor pelo Instituto Moreira Salles (IMS), do Rio de Janeiro, a Coleção Rachel de Queiroz reúne grande acervo bibliográfico da renomada escritora cearense. O valioso acervo é composto de aproximadamente 3.100 itens, sendo 2.800 livros e cerca de 300 periódicos, além de raridades como livros autografados por grandes nomes da literatura nacional e primeiras edições.

Pimeira mulher a integrar a Academia Brasileira de Letras, Rachel foi jornalista, tradutora, cronista prolífica e dramaturga. Escreveu peças de teatro e publicou grande número de crônicas nos principais jornais e revistas do Brasil, nos quais integrou o time de mestres no gênero.

*Funcionamento: de segunda a sexta-feira das 8h30min às 17h. Aos sábados de 8h às 13h. Visitas em grupo mediante agendamento. Acesso gratuito. Mais informações: (85) 3477.3169.

Biblioteca Acervos Especiais

Cerca de 8 mil volumes entre livros e coleções raras nacionais e internacionais sobre Literatura, Artes, História do Ceará, Biografias e Direito, entre outros temas, estão à disposição na Biblioteca Acervos Especiais da Unifor.

Entre as obras raras estão “Dante con l´espositioni di Christoforo Landino” (1578); “Geschichte in Brasilien” (Maurício de Nassau) de Gaspar Barleus (1659); “Castrioto Lusitano” de Raphael de Jesus (1679).

A biblioteca tem como destaques ainda as publicações do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro de 1840 a 1964, assim como o Arquivo da História do Ceará organizado por Thomaz Pompeu Gomes de Matos e o acervo de Francisco Pati, escritor, advogado e conselheiro da Bienal Internacional de São Paulo

*Funcionamento: de segunda a sexta-feira de 8h às 12h e das 14h às 18h. Aos sábados mediante agendamento. Acesso gratuito. Mais informações: (85) 3477.3823.