null Biblioteca oferta capacitações sobre Plágio, Normas da ABNT, APA, Vancouver, Pesquisa Científica e Mendeley

Os cursos vão acontecer de 10 a 17 de março de 2020 e estão disponíveis para toda a comunidade acadêmica

Interessados em participar das capacitações devem realizar sua inscrição online (Foto: Ares Soares)

Para auxiliar a elaboração de trabalhos acadêmicos, a Biblioteca da Unifor disponibiliza, periodicamente as capacitações: “O que é plágio?”,  trata sobre boas práticas de pesquisa;  “Desvendando a Pesquisa Científica”, aborda estratégias de pesquisa e ferramentas nos portais de periódicos, Normas ABNT, APA e Vancouver auxilia na elaboração de referências e citações. Além disso, é possível aprender como utilizar o gerenciador de referências Mendeley.

Os cursos serão realizados de 10 a 17 de março de 2020, ficando a critério do aluno escolher a data e o objeto de estudo. As inscrições podem ser feitas aqui.

Confira a programação

O QUE É PLÁGIO?
10/03/2020 (ter) – MEF 11h20-13h - Laboratório D22 -  Instrutora: Lívia Costa
➤  NORMA ABNT
10/03/2020 (ter) – TCD 15h30-17h10 - Laboratório K09 -   Instrutora: Morgana Ramos
12/03/2020 (qui) – MAB 7h30-9h10 – Laboratório T14 Instrutora: Gabriela Gomes
➤  MENDELEY
11/03/2020 (qua) – MEF 11h20-13h - Laboratório D14–  Instrutora: Gabriela Gomes
 NORMA APA
11/03/2020 (qua) – TAB 13h30-15h10 - Laboratório M33 –  Instrutora: Morgana Ramos
13/03/2020 (sex) – MCD 9h30-11h10 - Laboratório J20 –  Instrutora: Lívia Costa
➤  NORMA VANCOUVER
12/03/2020 (qui) – MEF 11h20-13h   – Laboratório J18 Instrutora: Gabriela Gomes
➤  DESVENDANDO A PESQUISA CIENTÍFICA
13/03/2020 (sex) – TAB 13h30-15h10 - Laboratório M35 –  Instrutora: Morgana Ramos
17/03/2020 (ter) – TAB 17h20-19h - Laboratório T07 –  Instrutora: Lívia Costa

Dúvidas

Mírian Cris, bibliotecária da Universidade, responde algumas perguntas a respeito dos cursos ofertados. Confira:

O aluno pode se inscrever em mais de um curso?
Sim. As inscrições são gratuitas e serão feitas por meio de um formulário, onde os alunos podem se inscrever em mais de um curso.

Os cursos são destinados somente para alunos?
Não, o evento é aberto à comunidade acadêmica, incluindo professores, alunos de graduação, mestrado, doutorado e funcionários da Universidade.

O que será ofertado em cada curso?
O intuito é capacitar os alunos no uso das ferramentas informacionais, base de dados nacionais, internacionais, normas técnicas para elaboração de referências e citações e desmistificar o que é o plágio.

O que é plágio?
Aponta os tipos de plágio acadêmico, esclarecendo as principais dúvidas sobre integridade acadêmica e a forma correta de escrita para a produção científica.

Norma ABNT
A ABNT é uma norma técnica e pode ser utilizada para por diversos cursos da comunidade acadêmica. O objetivo é esclarecer o uso das normas 6023  (Referência) e 10520 (Citação).

Norma Vancouver
A norma Vancouver é específica para a área da saúde. O intuito é esclarecer o uso da norma e como fazer o uso de citações e referências bibliográficas nas produções acadêmicas e científicas.
Norma APA
Norma voltada para a área da Psicologia, utilizando padrões de formatação para citações e referências de documentos acadêmicos.

Mendeley
O Mendeley é um gerenciador de referências que ajuda a organizar todo o levantamento bibliográfico feito pelo usuário, além de formatar em normas nacionais e internacionais, gerando automaticamente as citações e referências.

Desvendando a pesquisa científica
Esclarece as principais dúvidas sobre ética na pesquisa científica abordando as boas práticas de conduta acadêmica e tratando sobre Integridade Acadêmica. Apresenta a importância das revistas na comunicação científica, informando as melhores bases de dados para pesquisa de artigos, além de dicas sobre como publicar em periódicos.

Mais informações: 3477.3169