null Contardo Calligaris, conheça seu legado psicanalítico e suas principais obras no Psicologia Polifônica

Seg, 5 Abril 2021 18:15

O episódio nº 16 do Psicologia Polifônica é uma homenagem ao psicanalista, escritor e dramaturgo Contardo Calligaris, cujo falecimento se deu no dia 30 de março de 2021.

Contardo Calligaris durante o Mundo Unifor 2019 (Foto: Ares Soares)

O podcast “Psicologia Polifônica” aborda a contribuição de Contardo Calligaris para a psicanálise. No programa, seu legado e as principais obras do autor de 13 livros configuram reflexões sobre a vida do escritor e dramaturgo. A docente do curso de Psicologia da Universidade, Juçara Mapurunga, é convidada para o episódio especial. “Ele faleceu em decorrência da vida”, declara Juçara.

Para o bate-papo, juntam-se à conversa a docente do curso de Psicologia da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, Sabrina Matos, e a aluna do curso de Jornalismo, Mariana Lopes, na mediação. Ouça aqui o episódio 16 do podcast:

Calligaris era uma das principais referências nacionais na interpretação das relações humanas. Sua obra ficou marcada por uma constante reflexão sobre a existência humana, passando por temas como a felicidade, as relações, o sexo e a sexualidade, as angústias contemporâneas, o sentido da vida e a arte.

Nascido em Milão, na Itália, em 2 de junho de 1948, Contardo Luigi Calligaris teve o primeiro contato com o Brasil em 1986, quando veio dar palestras sobre seu primeiro livro de psicanálise, "Hipótese sobre o fantasma". Ao longo da carreira, lançou livros sobre psicanálise, além de volumes de ficção.

O psicanalista, escritor e dramaturgo passou pelo campus da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, em 2019, no Mundo Unifor, evento de divulgação científica que reúne várias figuras e personalidades de relevância social e científica. O tema de sua palestra na época foi “Talvez não tenha oposição entre vida ética e vida estética. Talvez a melhor ética (ou a única possível) não consista em seguir grandes princípios ou merecer algum paraíso, mas em ‘fazer bonito’”, no Teatro Celina Queiroz.

Mais recentemente, Contardo esteve presente no projeto Lives do Conhecimento, com tema “Jovens e Idosos em tempo de quarentena”. Em uma conversa leve e objetiva, Calligaris comentou sobre a situação das relações interpessoais das mais diversas gerações com a distância, e como a tecnologia pode interferir. Outro ponto levantado durante a live foi “Otimismo Protocolar”, que segundo o psicanalista é muito comum aos brasileiros. E ao final da live, orientou evitarmos o negacionismo para que possamos enfrentar o momento da melhor forma possível.

Confira a live na íntegra

Sobre o “Psicologia Polifônica”

O podcast Psicologia Polifônica vai ao ar semanalmente no UniforCast, sempre com discussões de temas relevantes nas áreas da Psicologia e Psicanálise, de forma simples, objetiva e direta. O programa é uma iniciativa da Diretoria de Comunicação e Marketing, em parceria com as coordenações dos cursos de Psicologia e de Jornalismo da Universidade de Fortaleza. O projeto tem curadoria da professora do curso de Psicologia Sabrina Matos e produção da aluna do curso de Jornalismo, Mariana Lopes.