null Curso de redação científica incentiva publicações

Sex, 9 Agosto 2019 14:33

Curso de redação científica incentiva publicações

O treinamento acontecerá na Unifor e antecede a realização do ABEC Meeting 2019, que reúne editores científicos de todo o Brasil

Diretora executiva do Conselho Superior de Editoração (CSE) da Unifor, Juliana Pinto. Foto: Ares Soares.

Em setembro, a Universidade de Fortaleza realiza o “Curso de redação científica”, oportunidade para os alunos bolsistas e de pós-graduação aprimorarem a produção de artigos científicos em revistas nacionais e internacionais. O evento acontece dia 16 de setembro, no auditório da Biblioteca Central, das 9h às 17h. O curso é realizado pela Unifor em parceria com a Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC) e antecede o ABEC Meeting 2019, que acontecerá de 17 a 20 de setembro, no Teatro Celina Queiroz.

O curso vai abordar temáticas relevantes para a produção científica, como metodologia, redação, publicação científica, artigo científico e formação. As publicações no âmbito científico são importantes para divulgação de pesquisas e estudos das mais diversas áreas de conhecimento.

O curso será ministrado pelo presidente da ABEC, Rui Seabra Jr., e pelo professor Valtencir Zucolotto. Seabra Jr. é doutor e mestre em doenças tropicais, membro do Comitê Julgador dos Periódicos Científicos Brasileiros do CNPq e do Comitê Consultivo SciELO Brasil, e, atualmente, é coordenador executivo do CEVAP-UNESP. Zucolotto é doutor e mestre em Ciência e Engenharia de Materiais, desenvolveu e ministra o curso de Pós-Graduação em Técnicas de Escrita Científica em Inglês e cursos online e presenciais sobre escrita e editoração científica, além de ter publicado mais de 160 artigos em revistas internacionais.

ABEC Meeting 2019

Já o ABEC Meeting acontece em setembro, no Teatro Celina Queiroz. O encontro é aberto a estudantes, sócios, não-sócios e instituições parceiras como a Universidade Federal do Ceará (UFC) e Universidade Estadual do Ceará (UECE). O valor do investimento varia de acordo com o tipo de participante.

Durante o evento ocorrerá a 10º edição do Prêmio Editor do Futuro e a Sessão de Pôsteres, com as apresentações dos trabalhos aprovados no “Meu Pôster em 1 minuto”. A programação do encontro também conta com mesas redondas, palestras, oficinas e rodas de conversa, trazendo novidades em ferramentas e produção de periódicos científicos.

Entrevista com Juliana Pinto

A professora Juliana Pinto, diretora executiva do Conselho Superior de Editoração (CSE) da Unifor, falou sobre a importância para a comunidade acadêmica e o impacto nas futuras publicações dos participantes.

Por que é importante a Unifor sediar o ABEC Meeting?

Por ter a pesquisa como um de seus pilares e um portal que habita seis periódicos com publicações internacionais nas áreas da saúde, tecnologia, humanidades, administração, psicologia e direito (periódicos.unifor.br), sediar esse grande evento de editoração científica trará ainda mais conhecimentos sobre o tema bem como promoverá maior networking entre os editores científicos de nossa instituição e os demais participantes, capacitação para os bibliotecários e secretários dos periódicos. O ABEC Meeting permitirá os editores que alinhem os periódicos às melhores práticas editoriais internacionais, agregando características que possam equiparar as dos melhores periódicos internacionais e possibilitem indexações em bases relevantes. Consequentemente, será evidenciada a produção científica brasileira e da própria instituição.

Qual a importância do ABEC Meeting para os pesquisadores da Unifor?

O ABEC Meeting é um grande evento internacional que traz informações relevantes sobre editoração científica no Brasil e no mundo, novas ferramentas e troca de experiências entre editores e pesquisadores. Serão oferecidos vários momentos de discussão que permitirão a exposição de dúvidas que podem melhorar ainda mais as publicações e os periódicos. O evento será, para os pesquisadores que são também avaliadores e autores bem como para os estudantes, uma oportunidade para o entendimento de todo o processo editorial de um periódico científico.

Quais as principais palestras ou temas do evento que você destacaria?

Dentre os temas estão gestão de periódico, preservação digital, integridade na publicação, impacto da publicação brasileira na ciência mundial, tendência na comunicação e divulgação científica (publicação contínua), DOI, ORCID, qualis dos periódicos, sistema OJS, indexações, entre outros. Os temas serão expostos em forma de palestra e mini-cursos pré-evento e também ocorrerão as rodas de conversa para discussão com os participantes.

Curso de Redação Científica
Data:
16 de setembro de 2019
Local: Auditório da Biblioteca Central da Unifor
Investimento: R$ 50,00
Inscrições: https://www.abecbrasil.org.br/novo/redacaocientifica

ABEC Meeting 2019
Data:
17 a 20 de setembro de 2019
Local: Teatro Celina Queiroz (Unifor)
Mais informações: (85) 3477.3169 - https://www.abecbrasil.org.br/novo/