null Dia das Mães: após vacinação, é necessário manter outros cuidados fundamentais contra a Covid-19

Qua, 5 Maio 2021 19:08

Dia das Mães: após vacinação, é necessário manter outros cuidados fundamentais contra a Covid-19

Especialista ressalta a importância de continuar utilizando todas as medidas de controle. Live sobre contexto atual e perspectivas em relação à pandemia será nesta quinta (6)


As orientações de proteção precisam continuar sendo tomadas por todos, inclusive por quem já foi vacinado (Foto: Getty Images)
As orientações de proteção precisam continuar sendo tomadas por todos, inclusive por quem já foi vacinado (Foto: Getty Images)

Na semana do Dia das Mães, o amor se demonstra também pelo cuidado. Mesmo para quem já está vacinado, o mais prudente é manter o distanciamento social, uso correto da máscara e a higienização das mãos para reduzir os riscos frente ao novo coronavírus. Após mais de um ano de pandemia, as orientações precisam continuar sendo tomadas, inclusive por quem foi vacinado, uma vez que o grau de proteção do imunizante não é de 100%. O Ceará teve 2.118.505 doses aplicadas, segundo a Secretaria da Saúde do Ceará, dos quais 34,9% referentes a duas doses (dados colhidos em 5 de maio). 

O professor do programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas e do curso de Medicina da Universidade de Fortaleza,  Keny Colares, faz uma comparação para que se compreenda a relevância de não baixar a guarda em relação ao novo coronavírus. Ele explica que a vacina funciona como se fosse um escudo que pode sofrer influência de outros fatores. Ou seja, alguém que utiliza um escudo estará mais protegido numa região onde não há tiroteio e menos protegido se estiver numa área sob fogo cerrado. “Se uma pessoa está vacinada em um ambiente com poucas pessoas doentes ao redor dela, a chance dela é muito menor de haver uma falha da vacina e ela adoecer do que se estiver cercada de pessoas infectadas”, compara o infectologista.

Por isso, as medidas que reduzem os riscos de contaminação precisam continuar sendo tomadas de forma rigorosa. “Os indivíduos que estão protegidos pela vacina devem se comportar dentro desse contexto: estão parcialmente protegidos, eles ainda podem se infectar e ainda podem transmitir”, explica Keny Colares. Dessa forma, é necessário que se some à proteção da vacina outras medidas que reduzem muito as chances de contaminação, “Mas o risco vai existir até que a pandemia esteja controlada, o que ainda não é uma realidade”, ressalta o infectologista.

Nenhuma medida é capaz de impedir totalmente a transmissão da Covid-19. Por isso, caso  decida encontrar outras pessoas no próximo Dia das Mães, cerque-se dos seguintes cuidados. As dicas são de cartilha que foi publicada pela Fundação Oswaldo Cruz:



 


Live sobre saúde


 

O professor Keny Colares é um dos participantes da live “Pandemia de Covid-19: panorama atual e perspectivas", que conta também com o professor do curso de Medicina, Antônio Silva Lima Neto (mais conhecido como Tanta). A live será nesta quinta-feira, dia 6 de maio, e transmitida através do Facebook, Instagram e TV Unifor. 

De acordo com Keny Colares, que teve publicação científica sobre o tema como destaque mundial, a proposta da live é fazer uma avaliação do que está acontecendo e o que pode acontecer em relação à pandemia de Covid-19. O professor Tanta vai avaliar o cenário atual sobre a epidemiologia do Ceará e do Brasil comparativamente ao mundo, enquanto Keny vai abordar um pouco mais sobre o que se conhece dessa doença do ponto de vista do vírus.  explica o professor 

Serviço
Pandemia de Covid-19: panorama atual e perspectivas
Data: 06 de maio de 2021 (quinta-feira)
Horário: 19h
Canais: Facebook | Instagram | TV Unifor - 181 (NET)