null Dissertação de mestrado propõe ferramenta de verificação de notícias disseminadas em redes sociais

Qua, 10 Março 2021 18:45

Trabalho foi escrito por Paulo Roberto da Silva Cordeiro, egresso do Programa de Pós-Graduação em Informática Aplicada da Universidade de Fortaleza, e considerou o Twitter como foco de pesquisa.

Disseminar notícias falsas por meio de redes sociais é crime. Para ajudar na identificação desses conteúdos, faz-se necessário o desenvolvimento de novas ferramentas, como a proposta por Paulo Roberto. (Foto: iStock)

Em uma era na qual o compartilhamento de notícias falsas preocupa autoridades, a dissertação acadêmica “Processo de Construção de Córpus de Tweets para Verificação Automática de Rumores em Língua Portuguesa”, desenvolvida por Paulo Roberto da Silva Cordeiro, traz um novo olhar sobre o papel das redes sociais nessa discussão.

Ele, que é egresso do Mestrado em Informática Aplicada do Programa de Pós-Graduação em Informática Aplicada da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, propôs em seu trabalho um processo de elaboração de ferramenta para verificação de Fake News no Twitter. A dissertação contou com orientação da Profa. Dra. Vládia Célia Monteiro Pinheiro.

Qual o objetivo da pesquisa?

De acordo com o pontuado por Paulo, a revisão bibliográfica realizada no momento da pesquisa indicou a inexistência de um corpus de identificação de Fake News veiculadas em português nas micropostagens da rede social Twitter. No intuito de trazer uma solução, ele se baseou no trabalho de agências de checagem de notícias (fact-checking agencies) para desenvolver um instrumento que distinguisse notícias falsas de verdadeiras na rede social.

Por que é importante?

Uma parcela significativa da população brasileira usa as redes sociais como fonte de notícias e, devido ao aumento na velocidade e no alcance do compartilhamento de Fake News, abordagens automatizadas para classificar rumores como verdadeiros ou falsos se tornam urgentes, especialmente para notícias curtas veiculadas em redes sociais.

Para o avanço científico da tarefa de verificação de rumores em língua portuguesa, é necessário que existam recursos linguísticos como corpus de notícias falsas e verdadeiras, e que este conjunto de textos possa ser sistematicamente evoluído e atualizado, capturando, assim, a dinamicidade e a criatividade da linguagem utilizada em redes sociais.

Quais foram as conclusões?

A dissertação resultou na construção do primeiro corpus de Fake News do Twitter em português. O processo teve como base o trabalho desenvolvido por agências de checagens de notícias, definindo atividades para recuperação das notícias originais, da forma como elas são escritas e compartilhadas pelos usuários.

Foram avaliados diferentes algoritmos para a tarefa de verificação de rumores, obtendo-se resultados que suplantaram os trabalhos relacionados para a língua inglesa. A pesquisa também realizou uma análise no impacto da subtarefa de detecção de posicionamento (stance classification) na tarefa principal de verificação da veracidade de um rumor.

+ LEIA A DISSERTAÇÃO COMPLETA AQUI