null Ética e Integridade em pesquisa na produção científica são debatidos no VIII Webinário do PPGCM/Unifor

De forma remota, a palestra será apresentada por Sônia Vasconcelos e mediada pela docente Ana Cristina Moreira

Sônia Vasconcelos é professora do Programa de Educação, Gestão e Difusão em Biociências (PEGeD/IBqM/UFRJ) | (Foto: Carlos Siqueira/UGF)

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas (PPGCM/Unifor) promove o VIII Webinário e terá como tema "Ética e Integridade em pesquisa na produção científica". Para abordar as boas práticas na ciência, o evento será apresentado por Sônia Vasconcelos, professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mediado pela docente do PPGCM/Unifor, Ana Cristina Moreira.

O Webinário tem como objetivo promover a cultura da integridade nos ambientes de pesquisa, tema de suma relevância para a formação e prática profissionais. Com transmissão remota, a palestra será aberta para o público em geral, portanto, basta acessar o link para a sala na plataforma do google Meet no dia 27 de abril.

Coordenadora do PPGCM/Unifor, Adriana Rolim afirma que é responsabilidade dos programas de pós-graduação treinar as alunas e alunos para que realizem comunicação responsável de resultados de pesquisa. Para isso, devem estar atento(a)s às questões culturais associadas a problemas de má-conduta científica, incluindo o plágio. “Nas últimas décadas, o tema ética e integridade na ciência tem ocupado um lugar privilegiado nas instituições de pesquisa e em agências de fomento no mundo todo.”, afirma a coordenadora. Os webinários do Programa iniciaram em 2020 e já foram abordados vários temas, principalmente relacionados ao enfrentamento da Covid-19.

Quem é a pesquisadora

É professora do Programa de Educação, Gestão e Difusão em Biociências (PEGeD/IBqM/UFRJ). Membro do Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (CEP-HUCFF/UFRJ). Desenvolveu um projeto de pós-doutorado em integridade em pesquisa (2009-2011) na UFRJ, através de uma colaboração entre o IBqM e Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia (COPPE/UFRJ).  Tem formação (técnica) em Química, pela antiga Escola Técnica Federal de Química; Bacharelado e Licenciatura em Letras – Língua Inglesa/Literaturas de Língua Inglesa, pela UERJ; Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa (Foco do estudo: Ciência & literatura na Inglaterra do séc. XIX) e Doutorado em Ciências – Educação, Gestão e Difusão em Ciências, pela UFRJ (Foco do estudo: Ciência no Brasil e vantagem linguística, incluindo questões sobre o plágio).  Principais Interesses: Comunicação científica; ética/integridade em pesquisa; educação e gestão em ciências; política científica.

VIII Webinário do PPGCM/Unifor
Tema: Ética e Integridade em pesquisa na produção científica
Convidada: Sônia Vasconcelos - Professora da UFRJ
Data: 26 de abril de 2021 (segunda-feira)