null Exército brasileiro homenageia Fundação Edson Queiroz e Unifor

Sex, 28 Setembro 2018 14:12

Exército brasileiro homenageia Fundação Edson Queiroz e Unifor

Comando militar outorgou diploma de Amigo do 23º Batalhão de Caçadores a Lenise Queiroz Rocha e Edson Queiroz Neto

Sílvio Fernando dos Santos, Roberto Augusto Neto, ambos membros do  23º BC, Lenise Queiroz Rocha e Edson Queiroz Neto. Foto: Ares Soares
Sílvio Fernando dos Santos, Roberto Augusto Neto, ambos membros do 23º BC, Lenise Queiroz Rocha e Edson Queiroz Neto. Foto: Ares Soares

O Exército brasileiro outorgou diploma de Amigo do 23º Batalhão de Caçadores (23º BC) à presidente da Fundação Edson Queiroz, Lenise Queiroz Rocha, e ao chanceler da Universidade de Fortaleza (Unifor), Edson Queiroz Neto, pelos relevantes serviços prestados ao comando militar. A entrega dos diplomas aconteceu na última quarta-feira, 26 de setembro, em solenidade realizada na reitoria da Unifor.

Na ocasião, além dos homenageados, estiveram presentes os representantes do 23º BC, os majores Sílvio Fernando Ferreira dos Santos e Roberto Augusto Caracas Neto, respectivamente, oficial de Comunicação Social e chefe de Recursos Humanos da instituição militar, além do sargento Tony Nascimento Mariano.

O diploma de Amigo do 23º BC foi instituído em 14 de dezembro de 1989, ano do centenário da organização militar, com o objetivo de homenagear personalidades civis e militares que se destacam pela relevante colaboração prestada ao Batalhão Marechal Castello Branco, demonstrando, desse modo, prova de amizade, estima e carinho pela unidade de infantaria.

A presidente Lenise Queiroz Rocha agradeceu a homenagem e destacou a importância da parceria das duas instituições em benefício da população de Fortaleza e do Ceará. “O reconhecimento é recíproco e, com certeza, daremos continuidade à parceria em nossas ações de responsabilidade social”, ressaltou. Já o chanceler Edson Queiroz Neto enfatizou a importância do Exército na assistência ao povo brasileiro. “Os comandos militares podem continuar contando com o apoio da Unifor em todos os projetos que gerem melhorias para os brasileiros”, assinalou.

Histórico

O 23º Batalhão de Caçadores Marechal Castelo Branco está sediado em Fortaleza e sua origem remonta ao século XIX, quando em 1889 foi elevado para 36 o número de Batalhões de Infantaria do Exército Brasileiro. O Decreto de nº 56 de 14 de dezembro de 1889, assinado pelo marechal Manoel Deodoro da Fonseca, chefe do Governo Provisório, criou o 36º Batalhão de Infantaria, unidade da qual se originou o 23º Batalhão de Caçadores.