null Exposições Terra Brasilis e Realtopia ficam em cartaz até 7 de fevereiro

Seg, 1 Fevereiro 2021 13:47

Exposições Terra Brasilis e Realtopia ficam em cartaz até 7 de fevereiro

As visitas ao Espaço Cultural Unifor, que é um dos mais importantes instrumentos de disseminação da arte no Brasil, devem ser agendadas por telefone e atendem a rigorosos protocolos de segurança.


“Realtopia” conta com 82 obras do artista plástico Stênio Burgos e está em cartaz desde setembro de 2020 (Foto: Ares Soares)
“Realtopia” conta com 82 obras do artista plástico Stênio Burgos e está em cartaz desde setembro de 2020 (Foto: Ares Soares)

O Espaço Cultural da Universidade de Fortaleza recebe visitantes para os últimos dias das exposições “Da Terra Brasilis à Aldeia Global”, com obras da Coleção Fundação Edson Queiroz, e “Realtopia”, do artista plástico cearense Stênio Burgos. Ambas serão encerradas neste domingo, dia 7 de fevereiro.

A 2ª edição da mostra “Da Terra Brasilis à Aldeia Global” conta com cerca de 200 obras de grandes artistas nacionais e internacionais, expostas em uma abordagem histórica e didática. A exposição é um passeio por seiscentos anos de arte, incluindo o livro “America Tertia Pars”, que foi publicado na Europa em 1595, até obras contemporâneas.  A mostra faz parte do acervo da Fundação Edson Queiroz e incorporando algumas obras que se encontravam em exposição em importantes museus internacionais.

Já “Realtopia” conta com 82 obras do artista plástico Stênio Burgos e está em cartaz desde setembro de 2020. Para a curadora da mostra, Olga Paiva, “ao transformar a tinta em espiritualidade, Stênio Burgos encontra a essência de sua busca: a consagração da Vida. Ecoam como poemas, como canções. Um irresistível chamado para amar e defender a natureza, revelando o Ceará que nos enaltece”.

A mostra “Realtopia” marcou a reabertura do Espaço Cultural da Unifor que obedece a todos os decretos governamentais e segue rigorosos protocolos de segurança.

Mais de três décadas

O Espaço Cultural Unifor se constitui um dos mais importantes instrumentos de disseminação da arte no Brasil. Há mais de três décadas em funcionamento, ele promove, por meio do acesso gratuito às exposições, a renovação e democratização do conhecimento das identidades artísticas, históricas e culturais do país, antes acessível somente a parcelas eruditas da população.

O espaço inaugurado em 1988 já abrigou exposições exclusivas, nacionais e internacionais, como Rembrandt, Candido Portinari, Miró, Beatriz Milhazes, Antonio Bandeira, Vik Muniz e Burle Marx, além do destaque à arte regional, como a Arte Brasileira nas Coleções Públicas e Privadas do Ceará, Unifor Plástica, História do Ceará em Obras Sacras e Decorativas.

Referência em grandes mostras de arte e de exposições de caráter histórico, o espaço tem sido um importante destino cultural de quem visita o Ceará. Em 2016 foi reconhecido pela Prefeitura como Patrimônio Turístico de Fortaleza.

Serviço

Últimos dias das exposições “Da Terra Brasilis à Aldeia Global” e “Realtopia”
Visitação: de terça a sexta-feira, das 9h às 17h; sábados e domingos, das 10h às 15h
Local: Espaço Cultural Unifor
Agendamento para visitas: (85) 3477-3319