null Odontologia da Unifor conquistou posição de excelência nacional

Qua, 23 Janeiro 2019 09:10

Odontologia da Unifor conquistou posição de excelência nacional

O curso é destaque no desenvolvimento de pesquisas e na formação de profissionais capazes de prevenir, diagnosticar, planejar e tratar as mais diversas situações que afetam a saúde bucal. Foto: Ares Soares.

Com mais de 21 anos de atuação, o curso de Odontologia da Universidade de Fortaleza (Unifor) conquistou posição de excelência no cenário nacional e se consolidou como referência de qualidade no ensino odontológico. No Ranking Universitário da Folha (RUF) 2018, a graduação está entre as três melhores avaliadas do Norte e Nordeste.

O curso é destaque no desenvolvimento de pesquisas e na formação de profissionais capazes de prevenir, diagnosticar, planejar e tratar as mais diversas situações que afetam a saúde bucal. O aluno tem acesso a um currículo que integra ensino e prática profissional, com estrutura física diferenciada.

Conheça mais sobre a mega-estrutura de laboratórios:

Laboratório Multidisciplinar
Atividades: Realização de tratamento endodôntico e atividades de prótese fixa em dentes extraídos, execução de raspagem periodontal em simulador, confecção de restaurações provisórias e definitivas em manequim.

Laboratório de Propedêutica clínica (está dentro da sala de Radiologia)
Atividades: Interpretação e confecção de laudos radiográficos, análise de lâminas histopatológicas provenientes dos pacientes da clínica de estomatologia.

Clínica Integrada
Atividades: Atendimento clínico nas diversas especialidades odontológicas (estomatologia, dentística, periodontia, endodontia, prótese, cirurgia oral e, odontopediatria) por alunos do 8º, 9º e 10º semestres.

Laboratório pré-clínico
Atividades: Realização de atividades laboratoriais de prótese total e removível, execução de raspagem periodontal em simulador, confecção de restaurações provisórias e definitivas em manequim.

Laboratório de pesquisa
Atividades: Realização de ensaios "in-vitro" para experimentação em diversas áreas odontológicas, confecção e análise das lâminas obtidas a partir de material de biópsia de pacientes atendidos em diversos serviços do estado do Ceará.

Clínica multidisciplinar
Atividades: Atendimento clínico nas diversas especialidades odontológicas (estomatologia, dentística, periodontia, endodontia, prótese, cirurgia oral e, odontopediatria) por alunos do 3º ao 8º semestres.

Centro de Material e Esterilização (CME)
Atividades: executa o reprocessamento (desinfecção e esterilização) de todos os instrumentais utilizados no Curso de Odontologia, bem como no Núcleo Médico de Atenção Integrada (NAMI). Também é responsável pela orientação de estudantes, professores e funcionários em relação aos procedimentos de biossegurança necessários em clínica e laboratório.