null Pesquisadores da França participam de Simpósio sobre de câncer de pulmão na Unifor

A segunda edição do Simpósio é organizada por alunos e professores da Unifor. Objetivo é  é promover discussões e troca de experiências sobre câncer do pulmão (Foto: Bruno Bressam)
A segunda edição do Simpósio é organizada por alunos e professores da Unifor. Objetivo é é promover discussões e troca de experiências sobre câncer do pulmão (Foto: Bruno Bressam)

O Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC) da Unifor realiza, de 29 de abril a 1º de maio, o II Simpósio Multidisciplinar Franco-Brasileiro de Câncer de Pulmão. O evento terá 100 vagas abertas ao público, recebendo profissionais de saúde, pesquisadores e estudantes do Brasil e Exterior.

Nesta primeira edição, que tem como tema “Câncer de Pulmão: um problema de saúde pública”, o  objetivo é promover discussões e troca de experiências entre alunos, professores e pesquisadores sobre o câncer de pulmão, tanto nacionalmente quanto em outros países. A expectativa também é conscientizar a respeito da importância de executar um diagnóstico precoce da doença, que enriqueça seus conhecimentos sobre patologia molecular e a prevenção do tabagismo.

O Simpósio faz parte do acordo de cooperação internacional entre a Universidade de Rouen na Normandia/França e a Unifor. Profissionais de saúde, estudantes e pesquisadores, tanto brasileiros como estrangeiros, participarão do simpósio a fim de promover debates e troca de conhecimentos. O evento é realizado pelo PPGSC, e também será sede da Reunião Científica da Sociedade Cearense da Patologia

29/04/19 (segunda-feira)

Encontro 01: Discussões sobre mortalidade por câncer de pulmão no Ceará  através de uma análise espaço-temporal, classificação dos Tumores de Pulmão tratamento e  rede complexa de base territorializada em assistência hospitalar.

30/04/19 (terça-feira)

Encontro 02: Discussões sobre patologia molecular, métodos minimamente invasivos no diagnóstico de Câncer de Pulmão e reabilitação pulmonar.

01/05/19 (quarta-feira)

Encontro 03: Oficinas de tratamento do tabagismo: abordagem intensiva-específica e oficina de exames de imagem.

Sobre o PPGSC

No Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC) da Unifor, o aluno  se forma docente e pesquisador na área da Saúde Coletiva, capaz de articular pesquisa, ensino e extensão de forma interdisciplinar e transdisciplinar com vistas ao desenvolvimento científico e tecnológico. O Programa valoriza o potencial científico, filosófico, cultural e ético, desenvolve a liderança para atuação nos diferentes contextos da saúde, assim como o pensamento crítico e reflexivo.

O PPGSC proporciona formação acadêmica em pesquisa por meio da incorporação dos avanços recentes, com aprofundamento dos procedimentos metodológicos e desenvolvimento das habilidades científica e tecnológica. O intuito é lidar com as problemáticas de saúde local/regional/nacional e propor soluções, ao tomar como base as tendências atuais da Promoção da Saúde no ensino, serviço e comunidade.

Com abrangência prioritária para candidatos e profissionais qualificados das regiões Norte e Nordeste, o PPGSC da Unifor se destina a promover melhorias no ensino, na pesquisa e nos serviços de saúde nas instituições de origem, com visão integral do Sistema Único de Saúde (SUS).

II Simpósio Multidisciplinar Franco-Brasileiro de Câncer de Pulmão
Data: 29 e 30 de abril e 1º de maio de 2019