null Pesquisadores da Universidade de Fortaleza estão na lista de cientistas mais influentes do mundo

Sex, 1 Outubro 2021 16:12

Ao todo, 49 docentes da Unifor participam de plataforma global que classifica desempenho acadêmico

Ranking da AD Scientific Index considera produção científica realizada nos últimos cinco anos (Foto: Ares Soares)

Três membros docentes da Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, foram contemplados pelo AD Scientific Index (Alper-Doger Scientific Index) na lista dos 10.000 pesquisadores mais influentes da América Latina (AL) e dos BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) em 2021. Os professores em posição de destaque são Renato de Azevedo Moreira (Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas), Raimunda Magalhães da Silva (Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva) e Geraldo Bezerra da Silva Júnior (Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas). Além deles, outros 46 representam a Universidade em escala geral de classificação.

O ranking foi divulgado ontem (30) pelo índice internacional, que é renomado por registrar o desempenho acadêmico de cientistas de áreas diversas, considerando sua produção científica total e dos últimos cinco anos. Criado por Murat Alper e Cihan Doger, o AD Scientific Index é um sistema de classificação e análise que, diferente daqueles que avaliam periódicos e universidades, se baseia na produtividade acadêmica dos pesquisadores, além de classificar instituições com base na atividade de seus cientistas afiliados.

“Para a Unifor, é uma grande satisfação ter três docentes reconhecidos neste prestigiado ranking, e que atuam numa área sensível para sociedade, que é a área da saúde. Tal resultado mostra que os investimentos em pesquisa da instituição estão no caminho certo, e que ajudam a desenvolver a ciência e a impactar a sociedade, inclusive colocando o Ceará no mapa da produção científica internacional”, compartilha Milton Sousa, Vice-Reitor de Pesquisa da Universidade de Fortaleza.

Orgulho Unifor

Renato Moreira está à frente da pesquisa científica da Unifor na área biológica (Foto: Ares Soares)

“Esta notícia representa um reconhecimento da comunidade internacional pelos meus mais de 50 anos dedicados ao ensino e pesquisa”, diz o professor Renato Moreira, um dos três a conquistar o título de mais influentes na comunidade científica global. “Muitos dos resultados foram consequência das teses e dissertações dos meus mais de 70 alunos de mestrado e doutorado, principalmente nos últimos 15 anos, graças às excelentes condições de trabalho disponibilizadas pela Unifor, onde contamos com apoio institucional e laboratórios de nível internacional”.

“É importante salientar que, na pesquisa científica e na produção tecnológica, nada pode ser feito sem o forte apoio institucional e a companhia de alunos e colaboradores de alto nível. Assim, preciso dividir com todos que cruzaram a minha vida acadêmica, este reconhecimento”, ele acrescenta.

Atualmente, a Universidade de Fortaleza conta com 49 professores cadastrados na plataforma AD Scientific Index. A instituição orgulha-se de seus pesquisadores por contribuírem para o desenvolvimento da ciência em diversas áreas do conhecimento. Você pode conferir abaixo a lista de professores, e sua posição no ranking geral clicando aqui.

*Lista por ordem de classificação

Renato Moreira
Raimunda Magalhães Da Silva