null Programa Cidadania Ativa apresenta para crianças peça Pequeno Príncipe

Ter, 18 Junho 2019 15:58

Programa Cidadania Ativa apresenta para crianças peça Pequeno Príncipe

Apresentação aconteceu no Teatro Celina Queiroz para alunos do Instituto Beatriz e Lauro Fiuza e da Escola de Aplicação Yolanda Queiroz (Foto: Ares Soares/Unifor)

Para dar início às férias, alunos do Instituto Beatriz e Lauro Fiuza e da Escola de Aplicação Yolanda Queiroz tiveram a oportunidade de participar do Projeto Brincando com os Livros, do Programa Cidadania Ativa (PCA), vinculado ao Centro de Ciências Jurídicas da Unifor.

O público composto por cerca de 200 crianças assistiu, na última segunda-feira (17), à peça "Pequeno Príncipe", no Teatro Celina Queiroz. A apresentação teve como objetivo principal discutir a moral e o comportamento da cidadania, para a infância, através do meio lúdico da literatura infantil.

De acordo com o coordenador do Programa Cidadania Ativa e assessor de Projetos Especiais, professor Erick Cysne, este trabalho é feito semestralmente, com duas ou três apresentações. "Com figurino e artigos de cena próprios do PCA, os atores das peças são alunos da Unifor que passam todo o semestre ensaiando com a orientadora do projeto Brincando com os Livros, a professora Ivanilda Sousa. O intuito é transmitir a valorização do amor, da amizade, do respeito ao próximo e, sempre antes das peças, apresentamos essas mensagens aos alunos convidados", disse Erick.

Sobre o Programa Cidadania Ativa

Criado em 2001, o Programa Cidadania Ativa (PCA) é uma ação de extensão do curso de Direito da Unifor ligado ao Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) que desenvolve projetos voluntários de responsabilidade social e ambiental em comunidades, e busca, principalmente, a conscientização dos direitos e deveres do cidadão e a prática da cidadania.

O PCA tem parceria com a Divisão de Responsabilidade Social e participa também da Semana de Responsabilidade Social. Outro intuito é oportunizar ao cidadão beneficiado, por meio de atividades como palestras, visitas, distribuição de panfletos, cartilhas e outros, a transmissão do conteúdo aprendido a mais pessoas.

O programa constitui-se uma forma inovadora de integrar os corpos docente e discente da Universidade no desenvolvimento voluntário de atividades voltadas à conscientização de direitos nas comunidades, além da intervenção direta na execução de projetos especiais e do desenvolvimento de políticas públicas para governos e instituições não-governamentais.

Podem participar do projeto alunos de qualquer curso ou professores da Universidade que desejem ser orientadores voluntários. As inscrições acontecem no início de cada semestre.