null Projeto da Biblioteca da Unifor realiza debate sobre Lipovetsky e Black Mirror

Projeto da Biblioteca da Unifor realiza debate sobre Lipovetsky e Black Mirror

Iniciativa acontece próxima segunda-feira (26 de agosto), na Videoteca. Atividade faz parte da programação do Mundo Unifor 2019

Black Mirror é uma série de televisão britânica antológica de ficção científica criada por Charlie Brooker e centrada em temas obscuros e satíricos que examinam a sociedade moderna, particularmente a respeito das consequências imprevistas das novas tecnologias (Foto: Divulgação)

A Biblioteca Central da Unifor realiza o projeto “Mediação de leitura: livro e audiovisual”, uma ação para a divulgação dos autores que estarão na programação do Mundo Unifor 2019. A primeira edição vai debater as obras do filósofo francês Gilles Lipovetsky e sua relação com o episódio ‘Queda-Livre’, do seriado Black Mirror.

Mediado pela professora Aíla Sampaio, a iniciativa acontece próxima segunda-feira, 26 de agosto, na Videoteca Unifor (1º andar do Centro de Convivência), em dois horários: EF manhã (11h20 - 13h) e EF tarde (17h20 - 19h). Inscrições online.

Segundo Aíla Sampaio, o debate é essencial para expandir a visão dos alunos quando se fala de cinema. “As adaptações fílmicas aumentam cada vez mais no cinema, em plataformas como Netflix, então é importante discuti-las para que os alunos vejam que é mais uma opção para alavancar o mercado audiovisual”, comenta.

Posteriormente, o projeto trabalhará com o autor Contardo Calligaris. As atividades programadas fazem parte do Mundo Unifor 2019.

Gilles Lipovetsky

Graduado em Filosofia pela Universidade de Grenoble Alpes, Lipovetsky é autor de obras como  “A Era Do Vazio”, “O luxo eterno”, “A terceira mulher” e “O Império do Efêmero". Seu mais recente livro, “Da leveza – Rumo a uma civilização sem peso”, lançado em 2016 no Brasil, aborda a busca incessante pela felicidade no cotidiano exaustivo que vivemos na atualidade.

Em suas produções, o intelectual analisa o efeito do consumo na vida das pessoas. Suas argumentações oportunizam que assuntos como a individualidade humana, a evolução tecnológica e a preocupação pela sustentabilidade entrem em discussão. Estes temas caracterizam a sociedade hipermoderna: sociedade mais moderna que a própria modernidade.

O termo “hipermoderno” foi criado pelo próprio filósofo. A hipermodernidade designa o contexto social atual em que estamos inseridos: um nível maior da modernidade. Para Lipovetsky, a sociedade hipermoderna é marcada pelo individualismo e tem como foco o presente. A moda e o consumo ditam valores que ocasionam a busca pelo “novo”. Esta busca é impulsionada diretamente pelo avanço da globalização e internet.

Mundo Unifor 2019

Com o tema “A experiência do conhecimento no mundo em transformação: ética e estética”, a 9° edição do Mundo Unifor reúne pensadores para discutir os efeitos da contemporaneidade.

De 17 a 19 de outubro, o evento traz nomes como o filósofo Gilles Lipovetsky, Contardo Calligaris, dramaturgo e escritor italiano radicado no Brasil, e Conrado Schlochauer, fundador e membro da Teya, ecossistema de iniciativas inovadoras em aprendizagem.

O Mundo Unifor é voltado para o público que se interessa por Ciência, Arte, Cultura e Inovação em diversas abordagens.

Encontros Científicos

De 16 a 19 de outubro, a Unifor abre espaço para pesquisa. Realizados anualmente, os Encontros Científicos funcionam como espaço de destaque para refletir o conhecimento e a pesquisa produzidos na Universidade e incentivar a formação de pesquisadores. Trata-se de um grande mural científico para apresentar os resultados de pesquisas desenvolvidas nas mais diversas áreas do conhecimento.

São quatro dias de apresentações de trabalhos na forma oral, com a exposição de trabalhos de todo o País, apreciados por professores, alunos, pesquisadores e visitantes de outras instituições de ensino superior que vêm à Unifor.

Unifor Plástica

O Mundo Unifor 2019 celebra a 20ª edição da Unifor Plástica, iniciativa da Fundação Edson Queiroz voltada para o estímulo e fortalecimento da arte cearense e para a formação de público. A mostra, que neste ano terá curadoria de Denise Mattar, estará em exibição de 10 de outubro de 2019 a 16 de fevereiro de 2020.

“Mediação de leitura: livro e audiovisual”
Data:
26 de agosto de 2019
Horários: EF manhã (11h20 - 13h) e EF tarde (17h20 - 19h)
Local: Videoteca
Inscrição online