null Ranking: Universidade de Fortaleza é destaque em classificação internacional

Sex, 19 Fevereiro 2021 18:34

Ranking: Universidade de Fortaleza é destaque em classificação internacional

A Unifor ocupa a primeira posição entre as Instituições de Ensino Superior privadas do Norte, Nordeste e Centro-Oeste e a sexta do país

O Webometrics Ranking of World Universities é importante pois mede a performance científica e acadêmica de instituições. (Crédito: Ares Soares).

A Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, ocupa posição de  destaque na classificação Webometrics Ranking of World Universities. A Unifor é a primeira entre as Instituições de Ensino Superior (IES) privadas do Norte, Nordeste e Centro-Oeste e a sexta do país. A lista é elaborada pelo Cybermetrics Lab, grupo de pesquisa pertencente ao Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC), órgão de referência localizado em Madrid, Espanha.

Pesquisa Científica na Rede

Em um mundo globalizado, a internet é fundamental para a divulgação da comunicação científica. Assim, o Webometrics Ranking of World Universities é importante para avaliar a  performance científica e acadêmica de instituições de ensino superior como a Universidade de Fortaleza.

Entre as universidades particulares brasileiras, apenas cinco - todas no Sul e Sudeste do Brasil - estão à frente da Unifor. O ranking traz entre as cinco primeiras particulares do país, respectivamente, Fundação Getúlio Vargas (FGV), Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), PUC do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e Universidade Paulista (Unip).

O indicador da pesquisa leva em conta tanto o volume do conteúdo da instituição na internet (número de páginas e arquivos), quanto o impacto destas publicações de acordo com o número de citações que o site recebeu online. Dentre os objetivos da classificação está melhorar a presença das universidades e das instituições de pesquisa na web e promover a publicação em acesso aberto dos resultados científicos.

A classificação começou a ser realizada no ano de 2004 e é atualizada nos meses de janeiro e de julho. Atualmente ela fornece indicadores da web para mais de 12.000 universidades no mundo.

Estude na melhor

A Universidade de Fortaleza quer acompanhar você investindo na sua formação, em um corpo docente de destaque e em projetos que continuem a nos destacar nacional e internacionalmente como a melhor instituição de ensino para se estudar. É tempo de tomar a decisão que vai mudar a sua vida. É tempo de Unifor!

Referência bibliográficaWebometrics Ranking of World Universities