null Segunda edição da Homenagem Cordel Brasileiro acontece em 31 de agosto

Segunda edição da Homenagem Cordel Brasileiro acontece em 31 de agosto

Cordelista Josenir Amorim Alves de Lacerda será a homenageada da noite organizada pela Universidade de Fortaleza


Evento acontece no segundo aniversário da Cordelteca Unifor (Foto: Ares Soares)
Evento acontece no segundo aniversário da Cordelteca Unifor (Foto: Ares Soares)

A Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, realizará a segunda edição da “Homenagem Cordel Brasileiro” no próximo dia 31 de agosto, às 19h. A solenidade, que presta reconhecimento a grandes autores desse gênero literário regional, terá como principal nome da noite a artesã, poeta e cordelista Josenir Amorim Alves de Lacerda, conhecida popularmente como “Dama dos Versos do Cariri”. A ocasião celebra também o aniversário de dois anos da Cordelteca Maria das Neves Baptista Pimentel

O evento acontecerá virtualmente, com transmissão ao vivo diretamente da Cordelteca por meio dos canais oficiais de comunicação da Universidade (YouTube, Instagram e Facebook) e TV Unifor (YouTube e canal 181 da NET). A Homenagem Cordel Brasileiro teve início em 2020 ‒ ocasião em que prestou louvor à Gonçalo Ferreira da Silva, atual presidente da Academia Brasileira de Literatura de Cordel (ABLC) ‒ e ocorrerá anualmente, no mês de aniversário da Cordelteca, como forma de destacar personalidades ainda em plena atividade, propagando assim o Cordel Brasileiro.


Homenageada do ano, Josenir é uma das pioneiras na arte do Cordel (Foto: Arquivo pessoal)

Natural do Crato, a homenageada Josenir Amorim Alves de Lacerda possui brilhante trajetória na Literatura de Cordel e importantes feitos em prol da arte e cultura nordestina. Ela é a primeira mulher caririense e a segunda cearense a tornar-se membro da Academia Brasileira de Literatura de Cordel (ABLC), da qual é ocupante da cadeira 37, que tem como Patrono José Soares, e também integra a Academia de Cordelistas do Crato, onde ocupa a cadeira de número 3. Sua obra ultrapassa a marca de 70 trabalhos publicados.

“A homenagem deste ano é especial e muito significativa! Josenir Lacerda, a ‘Dama dos Versos do Cariri’, tem um cordel maravilhoso, que trata do nosso linguajar ‘cearencês’, além de uma vasta obra, reconhecida mundo afora”, ressalta a cordelista Paola Tôrres, que é docente do curso de Medicina da Unifor e será a mestra de cerimônias do evento. “Josenir foi escolhida por uma curadoria que, dentre alguns nomes, optou pelo de uma mulher cearense e do Cariri”, destaca a professora ao pontuar a relevância da colega cordelista responsável por pavimentar caminhos de inclusão e representatividade no meio.  

Paola, que ocupa a 38ª cadeira da ABLC, é também uma das idealizadoras da Cordelteca e da Homenagem a ser realizada. Ela conta ainda que haverão atrações artísticas para “abrilhantar o evento”; dentre elas, a autora Julie Ane Oliveira, que fará a “Louvação à Poetisa” – o discurso de homenagem da noite. A lista de participações ainda é surpresa, mas promete não decepcionar os apaixonados pela cultura popular. 

Serviço

II Homenagem Cordel Brasileiro
Homenageada: Josenir Amorim Alves de Lacerda
Data: 31 de agosto, terça-feira
Horário: 19h
Transmissão: Mídias sociais da Unifor (YouTube, Instagram e Facebook) e TV Unifor (YouTube e canal 181 da NET)