null Segunda graduação: conhecimento em expansão contínua

Seg, 1 Julho 2019 11:15

Segunda graduação: conhecimento em expansão contínua

Mais que uma tendência educacional, ter uma segunda formação é realidade para muitos profissionais; conheça histórias de estudantes da Unifor

Há 46 anos a Unifor forma profissionais de excelência para o mercado de trabalho. Foto: Arquivo Pessoal.

Há 46 anos a Unifor forma profissionais de excelência para o mercado de trabalho, contribuindo diretamente para o desenvolvimento da região Nordeste e do país.

São mais de 100 mil egressos que veem na Unifor importantes diferenciais: estrutura do campus, laboratórios, espaço cultural, corpo docente, e claro, a aprendizagem contínua.

Voltados tanto para a comunidade acadêmica quanto para o público externo, os cursos de graduação, pós-graduação e de curta-duração beneficiam alunos e profissionais e estão ligados a algo que nunca se encerra: a busca por conhecimento.

Em uma sociedade que, cada vez mais, necessita de profissionais com habilidades e qualificações para um mundo em constante transformação, ampliar sua formação profissional é imprescindível!

Confira depoimentos de alunos que voltaram para fazer uma segunda graduação na Unifor:

“Sempre amei animais. Tenho quatro gatos e três cachorros em casa. Quando minha cachorra mais velha ficou doente, me senti impotente. Isso despertou a vontade de cuidar dela e, consequentemente, cursar Medicina Veterinária, surgiu a curiosidade de entender as doenças e, principalmente, o cuidado com esses seres tão indefesos. No curso, descobri um mundo em que somos responsáveis. A Unifor nos proporciona essa visão logo no começo da graduação, e não apenas no final, como é na grande maioria das faculdades da área.  O conhecimento adquirido na Fisioterapia me ajudou muito, pois os sistemas do organismo dos animais são basicamente iguais aos dos humanos. Fisiologia, biologia molecular, histologia e até um pouco da anatomia”

Germanna Melo, aluna do 3º semestre de Medicina Veterinária e egressa de Fisioterapia

“Ao entrar no mercado de trabalho percebi que a área do Comércio Exterior não era exatamente o que eu queria. Fui buscar outras áreas e descobri a psicologia porque sempre gostei muito de observar o comportamento humano. Essa área me proporciona diariamente o aprofundamento no estudo do comportamento humano. A psicologia me trouxe a ampliação da percepção dentro de todas as áreas. Eu posso alinhar o conhecimento adquirido a qualquer área da graduação. Pretendo trabalhar no futuro com a psicologia nas organizações empresariais. Neste contexto, me sinto mais preparada, pois tenho um amplo conhecimento de como funciona as organizações e seus processos, por causa do curso de Comércio Exterior”

Alice Pinel, aluna do 4º semestre de Psicologia e egressa de Comércio Exterior

“Em 2014, entrei para Ciência da Computação na Unifor. Foi onde me encontrei, já que sempre gostei de tecnologia, percebi que era minha área. Tive grande suporte da coordenação e dos professores. Tive a oportunidade de levar um artigo ao SBGames 2017, junto com a professora Andréia Formico. Consegui fazer estágio no Núcleo de Aplicação em Tecnologia da Informação (NATI) , onde trabalhei e desenvolvi sistemas para diversas áreas.

Atualmente, faço mestrado em Informática Aplicada na Unifor. Decidi continuar meus estudos na área por percebido que é minha vocação e pelas oportunidades, além do apoio obtido durante a graduação. A busca por novos conhecimentos nos faz evoluir cada vez mais. Mesmo que esses novos conhecimentos nos levem para áreas desconhecidas, não devemos ter medo de batalhar pelo que acreditamos e sonhamos. Precisamos continuar a estudar e se especializar naquilo que nos deixa felizes.”

Plínio Feitosa, aluno do mestrado em Informática Aplicada na Unifor e egresso do curso de Ciências da Computação.

“Estou me graduando em Engenharia de Alimentos, na Universidade Federal do Ceará, mas sempre tive vontade de iniciar uma segunda graduação em paralelo. Entretanto, como meu curso era integral, não conseguiria conciliar as duas graduações. Escolhi fazer a segunda graduação em Marketing na Universidade de Fortaleza, pois acredito que uma das maiores tendências do mercado hoje é ter profissionais que sejam voltados a experiência do consumidor. Estamos vivendo uma transformação digital e o foco principal disso é o consumidor. Acredito que a formação em marketing pela Unifor é um diferencial competitivo para o aluno. O mercado hoje busca por profissionais diferenciados e multidisciplinares, pessoas que levam na bagagem não apenas o conhecimento técnico, mas habilidades que podem ser desenvolvidas através do aprendizado contínuo e de conexões interpessoais.”

Aurília Rodrigues, aluna do 2º semestre de Marketing e também cursa o 10º semestre de Engenharia de Alimentos

Sempre Unifor

Pensando em estreitar um relacionamento com seus ex-alunos, a Unifor criou o Sempre Unifor, programa que visa aproximar o ex-aluno ao campus da Unifor de maneira a tentar reintegrá-lo nas atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão.

Nesse sentido, a Universidade oferece benefícios destinados aos egressos, como descontos nos cursos de pós-graduação, acesso à Biblioteca Unifor e ao seu acervo digital.