null Transtornos alimentares e obesidade serão discutidos em evento na Unifor

Transtornos alimentares e obesidade serão discutidos em evento na Unifor

O Pronutra foi idealizado pelo curso de Nutrição da Unifor e destina-se ao cuidado ambulatorial interdisciplinar de pessoas que apresentam transtornos alimentares (Foto: Ares Soares)

Com o objetivo de informar e conscientizar o público acadêmico sobre transtornos alimentares, meios de prevenção e tratamentos disponíveis, a Unifor, por meio do Programa Interdisciplinar de Nutrição aos Transtornos Alimentares e Obesidade (PRONUTRA), realiza o I Colóquio Diálogos sobre transtornos alimentares: uma visão interdisciplinar.

O evento acontecerá no dia 10 de maio, no Teatro Celina Queiroz, das 7h30 às 18h30, e tem como público-alvo alunos dos cursos de Nutrição, Psicologia, Medicina e profissionais da área da saúde. A programação contará ainda com mesa-redonda, palestras, roda de conversa e discussão de casos clínicos.

As inscrições poderão ser feitas pelo site da Unifor, até atingir o número de vagas disponíveis e cada participante deverá levar 2 kg de alimento não-perecível para serem doados a instituições beneficentes. A expectativa do grupo organizador é reunir alunos e profissionais interessados em conhecer mais sobre os transtornos alimentares e as experiências/percepções trazidas por uma equipe que atua de forma interdisciplinar em um programa de extensão universitária, entendemos que a troca de conhecimento é fundamental para a formação e capacitação, sendo enriquecedora para todos.

Sobre o Pronutra

O Programa Interdisciplinar de Nutrição aos Transtornos Alimentares e Obesidade  é desenvolvido na Unifor. Foi fundado pelo curso de Nutrição desde 2005 e é referência no país. Suas atividades acontecem no Serviço de Nutrição e Psicologia Aplicada (SPA) do Núcleo de Atenção Médica Integrada (NAMI), às segundas e sextas-feiras, das 13h30 às 17h30.

O programa insere o aluno no cuidado especializado de atendimento ambulatorial de pessoas que apresentam transtornos alimentares, como anorexia nervosa, bulimia nervosa, transtorno da compulsão alimentar (TCA) e transtorno alimentar não especificado. O projeto interdisciplinar abrange as áreas de Nutrição, Psicologia e Psiquiatria. A conduta a ser dada para o paciente é discutida pelas três especialidades, e os alunos – por meio do programa de extensão – participam desse processo.

Programação do Evento

Recepção e credenciamento
7h30 às 8h
Hall do Teatro Celina Queiroz