null Unifor apoia Programa Cresça com Seu Filho/Criança Feliz, da Prefeitura de Fortaleza

Sex, 16 Agosto 2019 14:41

Salas de aula foram disponibilizadas para capacitação de profissionais da saúde e estudantes do curso de Psicologia atuam no Programa

Professora Janara Pinheiro (Foto: Ares Soares)

O Programa Cresça com Seu Filho/Criança Feliz é uma iniciativa da Prefeitura de Fortaleza para auxiliar o desenvolvimento educacional e psicossocial de crianças em risco de vulnerabilidade social.

A Universidade de Fortaleza contribui com o projeto desde agosto do ano passado e passou a disponibilizar salas de aula para a capacitação de profissionais requisitados pelo Programa (enfermeiros e agentes comunitários de saúde). Além disso, estudantes do curso de Psicologia atuam no acompanhamento de crianças e seus pais/cuidadores atendidos pelo projeto.

Os graduandos de psicologia da disciplina de Estágio em Processos Educativos e Sociais, supervisionados pela professora Janara Pinheiro, têm prestado auxílio através do Programa na Unidade Básica de Saúde Matos Dourado, no bairro Edson Queiroz. Nos atendimentos ou visitas domiciliares realizadas por agentes comunitários a famílias de baixa renda, quando identificado algum comprometimento mais grave do desenvolvimento infantil, a criança é encaminhada para acompanhamento no Núcleo de Atenção Médica Integrada (NAMI).

O Cresça com Seu Filho, lançado em 2013, visa auxiliar famílias que habitam áreas da capital com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Nele, a atenção é voltada à primeira infância (crianças de 0 a 3 anos), buscando-se trabalhar a dimensão socioafetiva para o desenvolvimento infantil. Assim, há um esforço voltado para desenvolver o vínculo entre pais/cuidadores e filhos para, através de uma interação e um acompanhamento mais eficazes, seja aprimorado o processo de crescimento e educação dessas crianças.

Atualmente, o Programa é realizado nos bairros das Regionais I, V e VI, mas há um planejamento para universalizar para toda a cidade