null Unifor recebe Troféu Eficiência da CBDU em Brasília

Seg, 18 Março 2019 11:14

Unifor recebe Troféu Eficiência da CBDU em Brasília

Universidade foi reconhecida como 2ª IES em excelência no esporte universitário do Brasil. Premiação acontece dia 20 de março.

A Divisão de Assuntos Desportivos da Unifor, vinculada à Vice-Reitoria de Extensão, responsável pela gestão e organização de atletas, eventos e equipamentos esportivos da Universidade  (Foto: Ares Soares)
A Divisão de Assuntos Desportivos da Unifor, vinculada à Vice-Reitoria de Extensão, responsável pela gestão e organização de atletas, eventos e equipamentos esportivos da Universidade (Foto: Ares Soares)

A Universidade de Fortaleza, por meio da Divisão de Assuntos Desportivos (DAD) irá a Brasília receber o Troféu Eficiência referente ao segundo lugar conquistado no ranking de Eficiência da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU)

A premiação anual, que acontece no próximo dia 20 de março (quarta-feira), visa reconhecer o desporto universitário entre as Instituições de Ensino Superior (IES) e as Federações Universitárias Estaduais (FUEs) que se destacam em eventos esportivos nacionalmente.

Quem irá representar a Unifor na premiação é o gestor da DAD, professor Ralciney Barbosa. “O bom desempenho do desporto da Universidade de Fortaleza é resultado da combinação de diversos fatores que incluem a excelente infraestrutura da Unifor, o corpo técnico comprometido e competente e um grupo de atletas talentoso e dedicado”, ressalta.

Em 2018, a Unifor foi a segunda melhor colocada no ranking do Troféu Eficiência, concorrendo com 280 instituições de todo o Brasil, entre as quais apenas cinco foram premiadas.

Troféu Eficiência

O Troféu Eficiência é realizado desde 2009 e visa incentivar uma maior participação das instituições e federações nos eventos promovidos pela CBDU, além de proporcionar um aumento quantitativo e qualitativo das competições dentro do calendário anual.

Sobre a CBDU

A Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) é a entidade de administração do desporto universitário brasileiro, ou seja, é responsável pela gestão e organização das competições e eventos esportivos entre universitários de todo país.

Fundada em 09 de agosto de 1939, por acadêmicos, representantes de Federações Universitárias Estaduais e agremiações reunidos no Rio de Janeiro, a Confederação Brasileira do Desporto Universitário foi oficializada dois anos depois pelo Decreto nº 3.617, de 15 de novembro de 1941, assinado pelo Presidente da República, Getúlio Vargas. O decreto-lei nº 3.617 organizou as atividades desportivas do Brasil, incluindo a oficialização do desporto acadêmico e o reconhecimento da CBDU como gestora.