null Universidade de Fortaleza é sede da Olimpíada Brasileira de Informática

Sex, 27 Setembro 2019 09:44

Universidade de Fortaleza é sede da Olimpíada Brasileira de Informática

Cerca de 750 alunos do 4° ao 9 ano de diferentes escolas da capital participarão da competição. Foto: Divulgação.

No próximo 5 de outubro a Universidade de Fortaleza sediará a prova da Olimpíada Brasileira de Informática, realizada pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC).

O Centro de Ciências Tecnológicas (CCT) da universidade é responsável pela logística da SBC na instituição, que foi escolhida como o único local para realização da competição na cidade de Fortaleza.

O mérito da Universidade de Fortaleza em receber a Olimpíada Brasileira de Informática persiste por muitos anos, desde da criação da prova, uma vez que a instituição possui qualidades como estrutura, organização e localização adequadas ao evento.

Outra etapa da OBI, a prova da modalidade de Programação, foi realizada no Campus no dia 21 de setembro.

OBI

Olimpíada Brasileira de Informática é uma competição onde alunos do 6° ano do ensino fundamental até o 3° ano do ensino médio podem concorrer em duas modalidades, respeitando as regras. De acordo com a Sociedade Brasileira de Computação, a Olimpíada tem como objetivo despertar o interesse por uma ciência importante na formação básica dos alunos.

As modalidades da OBI são: Iniciação e Programação. Nos níveis Júnior, 1 e 2 de Iniciação os participantes são das turmas do 4° e 5° ano, 6°, 7° ano e 8° e 9°, respectivamente. Já a categoria de Programação está dividida em Programação Júnior liberados para alunos do ensino fundamental, Programação 1, alunos até o 1° ano do ensino médio, Programação 2, alunos até o 3° ano do ensino médio, e a Programação Sênior, uma exceção aberta para alunos que estejam cursando até o primeiro ano de graduação (qualquer área) ou cursando até o 4° ano de um curso técnico.

As inscrições devem ser feitas por um professor ou funcionário da instituição onde o aluno estuda. A premiação conta com certificado e medalhas (ouro, prata, e bronze). Os melhores colocados também são convidados para realizar cursos e treinamentos na área de informática.

Provas OBI
Local: Universidade de Fortaleza