null Universidade de Fortaleza participará do I Fórum Global sobre Democratização do Trabalho

Qui, 30 Setembro 2021 11:55

Evento ocorrerá na primeira semana de outubro e conta com presença de docentes da Unifor e palestrantes internacionais

Docentes do Centro de Ciências Jurídicas, Eduardo Rocha Dias e Ana Virginia Moreira Gomes participarão de painéis no evento (Foto: Ares Soares/BaladaIn)

A Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, marca participação no I Fórum Global sobre Democratização do Trabalho, evento internacional e online que ocorrerá nos próximos dias 05 a 07 de outubro. A ocasião reunirá 380 palestrantes e mais de 2 mil acadêmicos, ativistas, empresários e líderes sindicais para discutir sobre o tema em mais de 100 painéis realizados em 9 idiomas diferentes.

No evento, a Universidade será representada pelos docentes Eduardo Rocha Dias e Ana Virginia Moreira Gomes, ambos integrantes do Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional (PPGD) e do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da Universidade. É possível conferir a programação completa e se inscrever gratuitamente para participar clicando aqui.

De acordo com a organização do Fórum, ele será “o ponto de partida de um movimento global que busca democratizar firmas e a garantia de empregos para todos, como um passo crucial em nosso esforço coletivo para salvar o planeta”. Os cinco continentes estarão representados na programação, totalizando 16 países (incluindo EUA, Índia, Brasil, Nova Zelândia, França, Itália, etc.). Os participantes são provenientes de diferentes setores: universidades, sindicatos, empresas progressistas, instituições públicas, ambientais, ONGs de direitos humanos e a mídia.

Unifor na conversa

No dia 07 de outubro, às 10h30min, a professora Ana Virginia participará do painel “¿Qué significa la formalización? La urgencia para las personas y el planeta”, discutindo processos de transição justa da informalidade para trabalhos protegidos, e considerando os aspectos relacionais do trabalho com o meio ambiente. Somam-se à conversa Fernanda Barreto Lira, professora da Universidade de Pernambuco; Valdete Souto Severo, professora da Universidade do Rio Grande do Sul; e Francisco Marques da Costa, representante da Associação de Catadores Reciclando e Mulheres Luta em Cena.

Também no dia 07, às 10h45min, o professor Eduardo Rocha presidirá o painel “¿Descarbonizar democraticamente é possível? Propostas de diálogos descoloniais”. Além dele, o debate terá participação de Alessandra Munduruku, líder indígena brasileira; Elizabeth Alves Perez, da Organização Internacional do Trabalho; e Karina Bidaseca, da Universidade de Buenos Aires. “Tal painel é oportuno por permitir uma discussão sobre a contribuição para uma economia e um mercado de trabalho mais amigos do ambiente, menos predatórios e que incorporem visões e práticas do Sul Global”, explica Eduardo.

I Fórum Global sobre Democratização do Trabalho
Data: 05 a 07 de outubro
Evento online com participação gratuita
Inscrições e mais informações: clique aqui