Biblioteca Digital de Teses e Dissertações

Título: O sujeito nas redes sociais digitais: posição adolescente e os impasses de separação frente ao olhar do Outro
Autor: Gomes, Alice Chaves De Carvalho
Programa: Doutorado Em Psicologia
Data da defesa: 19/12/2019

Orientador:
Teixeira, Leonia Cavalcante

Banca examinadora:
Danziato, Leonardo Jose Barreira
Mapurunga, Jucara Rocha Soares
Paiva, Antonio Cristian Saraiva
Viana, Luciana Maria Maia

Resumo: Este trabalho pesquisou as incidências das redes sociais digitais sobre os sujeitos na contemporaneidade. Objetivou compreender se o artifício da exibição da imagem de si nas redes poderia revelar um impasse de separação frente ao olhar do Outro. Como base teórica, adotou a psicanálise freudo-lacaniana, abordando, num primeiro momento, o contemporâneo degradado pela preponderância do discurso do capitalista na regência dos laços sociais; e, num segundo momento, o debate sobre a pulsão escópica, o narcisismo e a topologia do eu. Como desenho metodológico, articulou a pesquisa psicanalítica com a Netnografia, servindo esta última como bússola de navegação pelas redes sociais. A coleta do material foi realizada no Instagram, onde a interação social se sustenta principalmente a partir do compartilhamento de imagens e fotografias. Verificou-se que estas plataformas modificaram práticas cotidianas de mostrar, ver, encobrir, obtendo-se, daí, três resultados: 1) Que a rede é governada pelo discurso do capitalista; 2) Que ela fixa o instante de ver às expensas do compreender e do concluir; 3) Que ela cristaliza os sujeitos na posição de eu ideal, júbilo narcisista frente ao olhar do Outro digital. Concluiu-se que as redes não são veículos neutros, mas fixam suas próprias dinâmicas de socialização dentro da cultura digital, reivindicando dos sujeitos um lugar, uma posição. O artifício da exibição, neste sentido, concerne a uma posição adolescente, pois particulariza os impasses na separação do olhar do Outro, aprisionando, fazendo adormecer. Se a adolescência é um tempo de despertar, como testemunha Lacan, a rede convida à permanência no sonho. Palavras-chave: Sujeito. Rede social digital. Psicanálise. Contemporaneidade. Adolescência.

Abstract: This work investigated the incidences of digital social networks on contemporary subjects. It aimed to understand if the artifice of displaying the image of oneself in the networks could reveal an impasse of separation before the look of the Other. As a theoretical basis, he adopted Freudo-Lacanian psychoanalysis, addressing, at first, the contemporary degraded by the preponderance of the capitalist's discourse in the management of social ties; and, in a second moment, the debate about the scopic drive, narcissism and the topology of the self. As a methodological design, he articulated psychoanalytic research with Netnography, serving the latter as a navigation compass through social networks. The material was collected on Instagram, where social interaction is based mainly on sharing images and photographs. It was found that these platforms modified daily practices of showing, seeing, covering up, obtaining, therefore, three results: 1) That the network is governed by the capitalist's discourse; 2) That it fixes the instant of seeing at the expense of understanding and concluding; 3) That it crystallizes the subjects in the position of ideal self, narcissistic jubilation in front of the digital Other's gaze. It was concluded that networks are not neutral vehicles, but they fix their own socialization dynamics within the digital culture, claiming subjects a place, a position. The artifice of the exhibition, in this sense, concerns an adolescent position, since it detaches the impasses in the separation of the Other's gaze, imprisoning, making him fall asleep. If adolescence is a time of awakening, as Lacan testifies, the network invites you to stay in the dream. Palavras-chave: Subject. Digital social network. Psychoanalysis. Contemporaneity. Adolescence.