Cineclube Unifor

Professor Márcio Acserald conduz um bate-papo com especialistas ao final de cada sessão de filme

 

Oferecer mais uma oportunidade de acesso à cultura para comunidade em geral. Esse é o objetivo do Cineclube Unifor, que mensalmente oferece uma programação de filmes de vários gêneros aberta ao público. As sessões acontecem sempre com a presença de um especialista para debater o filme, ao término de cada sessão. Além disso, as discussões são registradas e exibidas na TV Unifor, desde 2006.

A atividade é voltada para o público em geral e tem entrada gratuita. Os encontros do Cineclube são realizados todas as quintas-feiras, às 13h30, na Videoteca da Unifor, no 1º andar do Centro de Convivência. 

A apresentação e mediação dos debates está a cargo do professor Márcio Acselrad, responsável pelo projeto de extensão.

 

Programação 2020

Cine Cinema e Audiovisual: Curso de Cinema e Audiovisual da Unifor

13/02 “Eu te levo” (2017, 1h21min), direção Marcello Muller

Após a morte do pai, Rogerio precisa cuidar dos negócios da família e decidir o que fazer de sua vida. Confuso, ele acredita que a solução de seus problemas é perseguir seu velho sonho de infância e tornar-se bombeiro.

Debate com Marcelo Rodrigo Mingoti Muller, doutor em Meios e Processos Audiovisuais pela Universidade de São Paulo e professor do curso de Cinema e Audiovisual da Unifor. Diretor do filme.

Cine Ditadura Nunca Mais

20/02 “O silêncio dos outros” (El silencio de outros, 2018, 1h36min), direção Almudena Carracedo e Robert Bahar

A luta épica das vítimas da ditadura de quarenta anos da Espanha sob o comando do general Franco, que continuam buscando justiça até hoje.

Debate com Sandra Helena de Souza, professora de Filosofia da Unifor

Cine O mundo em que vivemos

27/02 “Parasita” (Gisaengchung, 2019, 2h12min), direção Bong Joon Ho

A família de Ki-taek está desempregada, vivendo de bicos em um porão sujo e apertado. Quando o filho adolescente começa a dar aulas de inglês a uma menina rica, a família encontra um meio de ascender socialmente através de todos os recursos de que dispõem. Candidato ao Oscar de melhor filme de 2019.

Debate com Ecila Moreira de Meneses, bacharel em Direito e mestre em Filosofia pela UFC. Atriz, diretora e bailarina.

Capitalismo neoliberal

05/03 “A lavanderia” (The laundromat, 2019, 1h35min), direção Steven Soderbergh

Ao ficar viúva, Ellen Martin começa a investigar uma apólice de seguro falsa e descobre uma toca de negócios duvidosos vinculados ao suspeito escritório de advocacia Mossack e Fonseca, da Cidade do Panamá. A história por trás do vazamento dos Panama papers.

Debate com Fabio Maia Sobral, doutor em Filosofia pela Unicamp e professor do Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente da UFC e Flavio José Moreira Gonçalves, doutor em Educação pela UFC, mestre em Filosofia pela UECE, bacharel e mestre em Direito pela UFC.

Cine Imago: Laboratório de Estudos de Estética e Imagem do Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFC

12/03 “Lição de Esqui” (2013, 24min, direção Samuel Brasileiro e Leonardo Mouramateus), “Biquini Paraíso” (2015, 16, direção. Samuel Brasileiro), “O tempo do olhar e o olhar no tempo” (2019, 6min, direção Samuel Brasileiro)

“Lição de Esqui”: Neve é água, água é água.

“Biquini Paraíso”: Num carnaval de praia, é possível atravessar ou permanecer na festa. Em meio à nuvem de maizena, é possível vislumbrar um olhar.

“O tempo do olhar e o olhar no tempo”: O passado e o presente como um tempo só.

Debate com Samuel Alves Moreira Brasileiro, realizador e mestrando do Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFC.

Cine Expressionismo alemão

26/03 “O estudante de Praga” (Der Student von Prag, 1913, 1h25min), direção Paul Wegener e  Stellan Rye

Um aluno pobre resgata uma bela condessa e logo fica obcecado por ela. Um feiticeiro faz um acordo com o jovem para lhe dar uma riqueza fabulosa e tudo o que ele quiser, se ele assinar seu nome em um contrato. Considerado o primeiro filme de terror da história.

Debate com Fabiano Chagas Rabelo e Reginaldo Rodrigues Dias, professores do curso de Psicologia da Universidade Federal do Delta do Parnaíba e doutorandos em Psicologia pela UFC.

 

Cineclube Unifor
Quando: Todas as quintas-feiras
Horário: 13h30
Local: Videoteca Unifor, Sala A - 1º andar do Centro de Convivência
Gratuito e aberto ao público