Cineclube Unifor

Professor Márcio Acserald conduz um bate-papo com especialistas ao final de cada sessão de filme

 

Oferecer mais uma oportunidade de acesso à cultura para comunidade em geral. Esse é o objetivo do Cineclube Unifor, que mensalmente oferece uma programação de filmes de vários gêneros aberta ao público. As sessões acontecem sempre com a presença de um especialista para debater o filme, ao término de cada sessão. Além disso, as discussões são registradas e exibidas na TV Unifor, desde 2006.

A atividade é voltada para o público em geral e tem entrada gratuita. Os encontros do Cineclube são realizados todas as quintas-feiras, às 13h30, na Videoteca da Unifor, no 1º andar do Centro de Convivência. 

A apresentação e mediação dos debates está a cargo do professor Márcio Acselrad, responsável pelo projeto de extensão.

 

Programação 2020

Cine Cinema e Audiovisual: Curso de Cinema e Audiovisual da Unifor

13/02 “Eu te levo” (2017, 1h21min), direção Marcello Muller

Após a morte do pai, Rogerio precisa cuidar dos negócios da família e decidir o que fazer de sua vida. Confuso, ele acredita que a solução de seus problemas é perseguir seu velho sonho de infância e tornar-se bombeiro.

Debate com Marcelo Rodrigo Mingoti Muller, doutor em Meios e Processos Audiovisuais pela Universidade de São Paulo e professor do curso de Cinema e Audiovisual da Unifor. Diretor do filme.

Cine Ditadura Nunca Mais

20/02 “O silêncio dos outros” (El silencio de outros, 2018, 1h36min), direção Almudena Carracedo e Robert Bahar

A luta épica das vítimas da ditadura de quarenta anos da Espanha sob o comando do general Franco, que continuam buscando justiça até hoje.

Debate com Sandra Helena de Souza, professora de Filosofia da Unifor

Cine O mundo em que vivemos

27/02 “Parasita” (Gisaengchung, 2019, 2h12min), direção Bong Joon Ho

A família de Ki-taek está desempregada, vivendo de bicos em um porão sujo e apertado. Quando o filho adolescente começa a dar aulas de inglês a uma menina rica, a família encontra um meio de ascender socialmente através de todos os recursos de que dispõem. Candidato ao Oscar de melhor filme de 2019.

Debate com Ecila Moreira de Meneses, bacharel em Direito e mestre em Filosofia pela UFC. Atriz, diretora e bailarina.

Capitalismo neoliberal

05/03 “A lavanderia” (The laundromat, 2019, 1h35min), direção Steven Soderbergh

Ao ficar viúva, Ellen Martin começa a investigar uma apólice de seguro falsa e descobre uma toca de negócios duvidosos vinculados ao suspeito escritório de advocacia Mossack e Fonseca, da Cidade do Panamá. A história por trás do vazamento dos Panama papers.

Debate com Fabio Maia Sobral, doutor em Filosofia pela Unicamp e professor do Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente da UFC e Flavio José Moreira Gonçalves, doutor em Educação pela UFC, mestre em Filosofia pela UECE, bacharel e mestre em Direito pela UFC.

Cine Imago: Laboratório de Estudos de Estética e Imagem do Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFC

12/03 “Lição de Esqui” (2013, 24min, direção Samuel Brasileiro e Leonardo Mouramateus), “Biquini Paraíso” (2015, 16, direção. Samuel Brasileiro), “O tempo do olhar e o olhar no tempo” (2019, 6min, direção Samuel Brasileiro)

“Lição de Esqui”: Neve é água, água é água.

“Biquini Paraíso”: Num carnaval de praia, é possível atravessar ou permanecer na festa. Em meio à nuvem de maizena, é possível vislumbrar um olhar.

“O tempo do olhar e o olhar no tempo”: O passado e o presente como um tempo só.

Debate com Samuel Alves Moreira Brasileiro, realizador e mestrando do Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFC.

Cine Expressionismo alemão

26/03 “O estudante de Praga” (Der Student von Prag, 1913, 1h25min), direção Paul Wegener e  Stellan Rye

Um aluno pobre resgata uma bela condessa e logo fica obcecado por ela. Um feiticeiro faz um acordo com o jovem para lhe dar uma riqueza fabulosa e tudo o que ele quiser, se ele assinar seu nome em um contrato. Considerado o primeiro filme de terror da história.

Debate com Fabiano Chagas Rabelo e Reginaldo Rodrigues Dias, professores do curso de Psicologia da Universidade Federal do Delta do Parnaíba e doutorandos em Psicologia pela UFC.

Cine O futuro é agora

02/04 “No mundo de 2020” (Soylent Green, 1973, 1h37min), direção Richard Fleischer 

Em um mundo devastado pelo efeito estufa e pela superpopulação, um detetive da polícia de Nova York investiga o assassinato de um grande CEO de empresa. 

Debate com Antonio Carlos Klein, mestre em Direito Público pela UFC e juiz de direito.

Cine Laepcus: Laboratório de Estudos em Psicanálise, Cultura e Subjetividade do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Unifor

16/04 “O deus da carnificina” (Carnage, 2011, 1h20min), direção Roman Polanski 

Dois pares de pais realizam uma reunião cordial depois que seus filhos se envolveram em uma briga. À medida que o tempo juntos progride, a cordialidade cede lugar à discussão e ao caos. Escrito e roteirizado por Yasmina Reza. Atividade do II Simpósio de Psicanálise da Unifor – 100 anos de Alem do princípio do prazer. 

Debate com Juçara Mapurunga, psicanalista e Alice Pereira Carneiro, psicóloga e doutoranda do Programa de Pos-graduação em psicologia da Unifor.

Cine Oriente Médio

23/04 “Tempestade de areia” (Sufat Chol, 2016, 1h27min), direção Elite Zexer 

Quando suas vidas inteiras se despedaçam, duas mulheres beduínas lutam para mudar as regras inflexíveis que guiam suas vidas. Escrito e dirigido pela israelense Elite Zexer.

Debate com Aline Maria Matos Rocha, socióloga, doutoranda em sociologia pela UFC, pesquisadora do Laboratório de Estudos da Cidade (UFC), professora do curso de arquitetura e urbanismo da Unifor e Angela Julita Leitão, doutora em sociologia pela UFC.

Cine Cinema e Audiovisual: Curso de Cinema e Audiovisual da Unifor

30/04 “Greta” (2019, 1h37min), direção Armando Praça

Pedro é um enfermeiro de 70 anos que trabalha em um hospital público de Fortaleza. Sua melhor amiga é Daniela, artista transexual que enfrenta graves problemas de saúde. Quando ela precisa ser internada, mas não encontra leito disponível, Pedro toma uma atitude drástica.

Debate com Henrique Codato, Mestre em Comunicação pela Universidade de Brasília (UnB) e em Literatura Comparada pela Universidade de Genebra (Unige - Suíça), Doutor em Comunicação Social pela UFMG, professor do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade de Fortaleza e Samuel Macedo, doutorando em comunicação pela UFC.

Cine Holocausto nunca mais

07/05 “Negação” (Denial, 2016, 1h49min), direção Mick Jackson 

A escritora e historiadora Deborah E. Lipstadt deve lutar pela verdade histórica para provar que o holocausto realmente ocorreu quando o historiador e negacionista David Irving a processa por difamação. Baseado em uma história real.

Debate com Sandra Helena de Souza, professora de filosofia da Unifor Cine Luta antimanicomial

Cine Weimar

14/05 “M, o vampiro de Dusseldorf” (M - Eine Stadt sucht einen Mörder, 1931, 1h57min), direção  Fritz Lang 

Quando a polícia de uma cidade alemã não consegue capturar um assassino de crianças, outros criminosos entram na caça. Obra-prima do cinema expressionista alemão.

Debate com Kennedy Reial Linhares, Graduado em direito pela Universidade de Fortaleza e em Filosofia pela UECE, Mestre em Direito Constitucional pela Universidade de Santa Cruz do Sul, Doutorando em Ciências Jurídicas - Universidade Autónoma de Lisboa.

21/05“A loucura entre nós” (2016, 1h15min), direção Fernanda Vareille

Através dos corredores e grades de um hospital psiquiátrico, busca-se personagens e histórias que revelem as fronteiras do que é considerado loucura. Por meio de, principalmente, personagens femininos, o documentário exala as contradições da razão nos fazendo refletir nossos próprios conflitos, desejos e erros. 

Debate com Monique Andrade Campos, mestre em ciências do comportamento pela Universidade de Brasília e professora de psicologia da Unifor e Juçara Mapurunga, psicanalista e professora de psicologia da Unifor.
Cine Esporte: Núcleo Esporte da TV Unifor

28/05 “Sem freio: a história do automobilismo cearense” (2020), direção alunos do Nucleo Esporte da TV Unifor

A história do automobilismo no Ceará contada por aqueles que construíram essa trajetória.

 

Cineclube Unifor
Quando: Todas as quintas-feiras
Horário: 13h30
Local: Videoteca Unifor, Sala A - 1º andar do Centro de Convivência
Gratuito e aberto ao público