null Em parceria com a Unifor, Instituto Beatriz e Lauro Fiuza promove residência artística e concerto de piano

Residência artística ocorre durante uma semana no campus e culmina com apresentação gratuita do pianista Reginaldo Mordenti, dia 11 de agosto, no Teatro Celina Queiroz

Pianista Reginaldo Mordenti apresenta concerto gratuito no Teatro Celina Queiroz dia 11 de agosto (Foto: Ares Soares)

O Instituto Beatriz e Lauro Fiuza (IBLF), em parceria com a Universidade de Fortaleza, realiza residência artística a educandos e profissionais de piano, com aulas no período de 6 a 10 de agosto no campus da Unifor, e concerto aberto ao público no dia 11 de agosto, às 20h, no Teatro Celina Queiroz.

O evento será ofertado ao grupo Conversa das Teclas, composto por alunos de referência em piano, assim como a alunos de outras instituições, como a Casa de Vovó Dedé e o Grupo de Piano da Escola Yolanda Queiroz.

Com orientações de técnicas e repertório do erudito ao popular, a residência será ministrada pelo pianista Reginaldo Mordenti, cuja formação é na Universidade de Música de Viena, tendo realizado recitais pela África, América e Europa.

A iniciativa proporcionará a troca de ensinamentos e experiências do musicista aos alunos participantes, além de um bate-papo com professores do instrumento.

Programa de Música Jacques Klein

O Programa de Música Jacques Klein, braço artístico do Instituto Beatriz e Lauro Fiuza (IBLF), realiza formação musical de excelência para 450 crianças, adolescentes e jovens, entre sete e 20 anos, em bairros de alta vulnerabilidade e risco social de Fortaleza. Trabalhando desde a infância o desenvolvimento cognitivo e a apreciação pela música, o Programa oferta cursos gratuitos de canto coral, contrabaixo, iniciação musical, piano, viola, violão, violino e violoncelo.

Suas atividades também são apresentadas em projetos de concertos em escolas e espaços públicos, residências artísticas, intercâmbios com outras instituições e seminários. Criado em 2012, o Programa Jacques Klein tem quatro grupos de referência, os quais realizam apresentações dentro e fora Ceará. São eles: a Camerata Cordas Cearenses, o Coral Vozes de Iracema, o Grupo Conversa das Teclas e a Orquestra Jacques Klein.

O Programa tem núcleos de ensino na sede do IBLF, no Conjunto Jardim União II, no bairro Passaré, e na Casa de José de Alencar, no bairro Messejana. Duas outras localidades também recebem as atividades: Fundação Carlos Pinheiro, no bairro Henrique Jorge, e Escola José Carvalho, em Messejana. Neste último através do Projeto Musicalizando.

Residência Artística com o pianista Reginaldo Mordenti
De 6 a 10 de agosto de 2018
Na Sala de ensaio dos Grupos de Arte e Teatro Celina Queiroz

Concerto