null Unifor apoia mais importante congresso de informática em saúde da América Latina

Evento acontece em outubro no Centro de Eventos do Ceará. Como parte da programação, acontece a maratona hacker haCkBIS, a ser realizada no campus da Unifor.

Professores Eurico Vasconcelos, Christina Praça e Geraldo Bezerra. Foto: Ares Soares.

A Universidade de Fortaleza faz parte do grupo de apoiadores do XVI Congresso Brasileiro de Informática em Saúde (CBIS 2018), que será realizado de 1º a 4 de outubro em Fortaleza. O evento é uma realização da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS) e será sediado no Centro de Eventos do Ceará.

O CBIS é o mais tradicional congresso na área de Informática em Saúde da América Latina, realizado a cada dois anos desde sua primeira edição, em 1986, ano também da criação da SBIS durante o próprio congresso.

Entre os temas a serem debatidos, estão prontuário eletrônico, gestão estratégica, soluções para o setor público e privado, capacitação profissional, padrões de interoperabilidade e aplicações móveis, entre outros, o que proporcionará aos participantes a oportunidade de assistir a palestras específicas dentro de sua área de interesse, assim como conhecer soluções voltadas a tais segmentos.

Palestrantes de renome estão confirmados no Congresso, como Antonio Carlos Onofre de Lira, ex-diretor técnico hospitalar do Hospital Sírio-Libanês e atual superintendente de Tecnologia na Unimed Seguros; Fernán González Bernaldo de Quirós, do Departamento de Medicina Interna do Hospital Italiano de Buenos Aires; Henrique Martins, presidente do Conselho de Administração da SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde de Postugal; Charles Safran, ex-presidente imediato e chairman da American Medical Informatics Association; entre outros.

Unifor no CBIS

As áreas que apresentam projetos integrados mais consolidados na Unifor são saúde e tecnologia, compreendendo dentre outros o Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, o Mestrado em Tecnologia e Inovação em Enfermagem e o Núcleo de Aplicação em Tecnologia da Informação (NATI). O CBIS será excelente oportunidade para que pesquisadores da Unifor e de todo o Nordeste apresentem suas pesquisas e os respectivos resultados, entrando em contato com diversos pesquisadores do país, ao mesmo tempo em que conhecem o que está sendo desenvolvido mundo afora.

A Unifor apoia o evento e apresenta suas pesquisas e tecnologias desenvolvidas na área pelos pesquisadores estando parte dessas tecnologias disponíveis gratuitamente nas lojas virtuais como parte da sua iniciativa de responsabilidade social. A participação da Unifor no CBIS 2018 é organizada pelo coordenador do Laboratório de Integração Acadêmica do NATI, professor Eurico Vasconcelos, e pelos professores Christina Praça e Geraldo Bezerra, ambos do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva.

Descontos para alunos e professores

Alunos e professores da Unifor terão descontos especiais no valor da inscrição no CBIS. Aqueles que tiverem seus trabalhos aprovados terão 20% de desconto. Para isso, a organização orienta que o aluno e professor deverão entrar em contato com a equipe do NATI pelo fone 3477.3027, informando nome e matrícula para obter o cupom de desconto que pode ser aplicado no site na hora do pagamento. O valor pode ser pago por boleto, cartão de débito ou em até 3x sem juros no cartão de crédito.

Já para os alunos e professores da Unifor que não tiverem trabalhos aprovados ou queiram apenas participar do evento, o percentual de desconto é de 10%. O procedimento é o mesmo, devendo entrar em contato com a equipe do NATI pelo fone 3477.3027, informando nome e matrícula para obter o cupom de desconto que pode ser aplicado no site na hora do pagamento. O valor pode ser pago por boleto, cartão de débito ou em até 3x sem juros no cartão de crédito.

haCkBIS 18

Dentro da programação do CBIS 2018, está a maratona hacker (hackathon) haCkBIS, evento dedicado a encontrar soluções que possam facilitar e melhorar a vida e a saúde das pessoas. O objetivo é formar equipes multifuncionais e desenvolver soluções inovadoras e viáveis com limitação de tempo e material.

A ser sediado na Unifor de 29 de setembro a 1º de outubro, o haCkBIS é aberto a estudantes ou profissionais de Informática, Design, Administração, ou da área da Saúde com aptidão em programar, prototipar, desenhar, inventar, criar, modelar, vender ou fazer coisas diferentes.

Os interessados no haCkBIS poderão fazer sua pré-inscrição pelo site. As inscrições deferidas serão confirmadas via email, e será cobrada uma taxa de participação no valor de R$ 80. Aos participantes que permanecerem nos três dias de atividades, será devolvido R$ 50,00. Além disso, os inscritos no haCkBIS terão 20% de desconto na participação do CBIS.

XVI Congresso Brasileiro de Informática em Saúde (CBIS 2018)
De 1º a 4 de outubro de 2018, no Centro de Eventos do Ceará
Mais informações: http://www.sbis.org.br/cbis2018 | sbis@sbis.org.br