null DPDI realiza palestra sobre Inovação na Preparação de Dados para uso em Inteligência Artificial

Evento nesta quarta-feira (14) será apresentado por Paulo Pinheiro, cientista de dados e engenheiro de software do Rensselaer Polytechnic Institute

Paulo Pinheiro é PhD em Ciência da Computação pela Universidade de Manchester (2002) e pesquisador do Instituto Politécnico de Rensselaer desde 2013 (Foto: Arquivo Pessoal)

A Universidade de Fortaleza, por meio da Diretoria de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (DPDI), realiza no próximo dia 14 de novembro a palestra “Inovação na Preparação de Dados para Uso em Inteligência Artificial”.

A palestra será proferida pelo professor Paulo Pinheiro, pesquisador, cientista de dados e engenheiro de software do Rensselaer Polytechnic Institute (RPI/NY). O evento acontece às 19h, no Auditório A4, Bloco A.

Sobre a palestra

Para investigar a causa e progressão de um fenômeno, como doença crônica, é essencial coletar uma ampla variedade de dados que juntos explica a interação complexa de diferentes fatores, por exemplo, genético, estilo de vida, ambiental e social. Compartilhar informações entre estudos é, portanto, de suma importância.

No entanto, para que dados possam ser analisados, estes devem ser devidamente integrados, conceitualmente alinhados, e harmonizados. Isto implica que a coleta de dados deve ser feita em forma suficientemente semelhante ou suficientemente transparente para apoiar síntese significativa de diferentes estudos.

Em sua palestra, Paulo Pinheiro busca demonstrar como o framework Human-Aware Data Acquisition (HADatAc) integra e harmoniza dados de múltiplos estudos científicos e, portanto, como pode ser usado em investigações científicas interdisciplinares.

Sobre o palestrante

Paulo Pinheiro  é pesquisador, cientista de dados e engenheiro de software do Rensselaer Polytechnic Institute. Gerencia projetos na fronteira entre inteligência artificial e banco de dados, com 20 anos de experiência prática em desenvolvimento de software de gerenciamento de dados e gestão de conhecimento, incluindo: padrões de dados; políticas de segurança e privacidade de dados; operação de dados, incluindo curadoria, monitoramento da qualidade, integração semântica, gerenciamento de proveniência e avaliação da incerteza.

Palestra Inovação na Preparação de Dados para Uso em Inteligência Artificial
Data: 14 de novembro de 2018