null Cerimônia do Prêmio de Literatura Unifor tem nova data: 28 de março

Cerimônia do Prêmio de Literatura Unifor tem nova data: 28 de março

Vencedores do Prêmio de Literatura Unifor 2015 (Foto: Ares Soares/Unifor)

A Universidade de Fortaleza, por meio da Vice-Reitoria de Extensão e Comunidade Universitária, realiza a cerimônia de premiação de seu tradicional Prêmio de Literatura Unifor no dia 28 de março*, às 19h, no auditório da Biblioteca. A data faz parte das comemorações do aniversário de 45 anos da Universidade de Fortaleza.

O gênero literário contemplado nesta edição é a poesia. Para avaliar os trabalhos, foi selecionada uma comissão julgadora, formada pelos professores Aíla Sampaio, Batista de Lima e Hermínia Lima, que apreciaram mais de 40 livros de poesia, chegando ao consenso de premiar um único livro. A comissão também avaliou centenas de poemas individuais, cujos 20 melhores farão parte de uma coletânea de poesias.

O concurso se dividiu em duas áreas: obra inédita e trabalhos inéditos. Na primeira, foi considerada obra inédita o livro que, com no mínimo 100 páginas de poemas, não tenha sido publicado em meio impresso ou nas redes sociais. Já para os trabalhos inéditos foram considerados poemas que não tenham sido publicados em meio impresso ou nas redes sociais com no máximo 5 páginas.

O autor que tiver o trabalho premiado na categoria obra inédita ganhará uma viagem para São Paulo, com direito a visitar a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, além da publicação de 400 exemplares de sua obra. Na categoria trabalhos inéditos, 20 autores serão premiados: o 1º lugar ganha viagem ao Rio de Janeiro, para visitar a Biblioteca Nacional, e os autores classificados do 1º ao 20º lugar terão seus trabalhos publicados em uma coletânea, com tiragem de 20 exemplares para cada premiado.

Para o professor Batista de Lima, um dos julgadores dos trabalhos, nesta edição aconteceu algo especial quanto à escolha do melhor livro. “Nós nos reunimos para decidir o livro premiado e, sem combinação nenhuma, votamos no mesmo livro. Isso me impressionou bastante, pois nunca havia acontecido em outras edições do prêmio. É sinal de que este trabalho está um espetáculo”, revela, entusiasmado, o professor.

Prêmio de Literatura Unifor
Data: 28 de março de 2018*
Local: Auditório da Biblioteca da Unifor
Mais informações: (85) 3477-3239