null Curso de Cinema e Audiovisual promove estreia do curta “Tommy Brilho”

Curso de Cinema e Audiovisual promove estreia do curta “Tommy Brilho”

Evento integra a programação dos dez anos do curso de Cinema na Unifor, que ocorre durante todo o ano de 2018

Gravação do curta “Tommy Brilho” (Foto: Luiza Oliveira)

O curso de Cinema e Audiovisual da Unifor realizará, nesta quarta-feira (16), às 19h, a estreia do curta “Tommy Brilho”

Além da exibição, o evento terá uma mesa de discussão com a equipe do filme, sobre o processo de construção artística e técnica desenvolvido durante a realização do curta-metragem.

A exibição acontece no Auditório da Biblioteca da Unifor e comemora os dez anos da graduação do curso de Cinema e Audiovisual, cuja programação acontecerá durante todo ano de 2018, com seminários, debates e lançamentos de diversos projetos.

Sobre Tommy Brilho

A obra, realizada por estudantes de Cinema, retrata a vida de Tommy Brilho, o primeiro aluno invisível da universidade. Entre os desafios do cotidiano do personagem está o de ser notado por seu amor platônico.

De acordo com o diretor Sávio Fernandes, “o curta é um exercício do prazer de estar no set, pois foi realizado sem vínculos obrigatórios com as disciplinas do curso”. Foram, ao todo, 28 dias de gravação e cerca de um ano e meio de pós-produção.

“O filme tem um teor muito cômico, muito irônico. Eu quero que as pessoas se divirtam e aproveitem ao máximo. Ao mesmo tempo, quero que elas se sintam representadas, seja por meio do Tommy ou por meio dos personagens que o cercam. Ele tem uma carga social muito forte. Existe esse jogo sobre o que a invisibilidade significa. Muitas pessoas já se sentiram invisíveis diante da sociedade”, afirma Sávio Fernandes, diretor, roteirista, montador e responsável pelos efeitos especiais do filme.

Sávio é graduando do curso de Cinema e Audiovisual da Unifor. Atua principalmente nas áreas de direção e edição cinematográficas. Já realizou produções como “Who’s the Man?” (2017), exibido no festival irlandês Little Cinema Galway e no festival chinês CinemQ Shanghai, e os curtas “A pesca das Sereias” (2017) e “Paralisia” (2016), ambos exibidos no Festival Latino-Americano de Cinema de Canoa Quebrada.

A coordenadora do curso de Cinema e Audiovisual, professora Bete Jaguaribe, acentua a importância de espaços e encontros que favoreçam a visibilidade das realizações dos alunos. “Realizar um ritual de estreia e um debate crítico coloca o aluno numa experiência que será uma rotina da sua vida profissional. O mais importante é o encontro e a abertura para o débito crítico, envolvendo professores e alunos”, observa a professora.

Dez anos de Cinema e Audiovisual

Pioneiro no Ceará, o curso de Cinema e Audiovisual da Unifor celebra em 2018 dez anos de existência, consolidado como uma formação multidisciplinar e atenta para as transformações de uma das carreiras mais importantes do século. A graduação, composta por uma renovada matriz curricular, forma profissionais para os diferentes campos do audiovisual, que possam atuar desde a concepção artística e estética à produção de conteúdos, com uma visão crítica capaz de compreender a complexidade da experiência contemporânea. A proposta pedagógica do curso tem o intuito de criar ambientes capazes de articular conteúdos teóricos e experiências práticas, que mobilizem o exercício do pensamento crítico e das sensibilidades estéticas do estudante.

Ficha Técnica “Tommy Brilho”
Direção e Roteiro: Sávio Fernandes
Ano: 2018
Duração: 17’48”