Workshop na Unifor apresenta soluções de inovação para o campo da Saúde

Evento acontece dia 19 de junho no Teatro Celina Queiroz e vai reunir especialistas na área.


A palestra de abertura será ministrada pela Profa. Dra. Silvia Staniscuaski Guterres, diretora do Centro de Nanociência e Nanotecnologia da UFRGS (Foto: Grupo Hospitalar Conceição)
A palestra de abertura será ministrada pela Profa. Dra. Silvia Staniscuaski Guterres, diretora do Centro de Nanociência e Nanotecnologia da UFRGS (Foto: Grupo Hospitalar Conceição)

A Universidade de Fortaleza, por meio da Diretoria de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (DPDI), vai realizar, no dia 19 de junho, a primeira edição do Workshop de Inovação em Saúde.

O evento, que acontece durante todo o dia no Teatro Celina Queiroz, tem como finalidade apresentar pesquisas que propõem inovação para a área da Saúde, com potencial para captação de recursos no desenvolvimento de produtos e prestação de serviços especializados.

A programação contará com apresentações de projetos e pesquisas em Tecnologia da Saúde, Biotecnologia e serviços especializados, além da apresentação e demonstração de aplicativos desenvolvidos pelo Núcleo de Aplicação em Tecnologia da Informação da Unifor (NATI).

Pesquisadores da Unifor e especialistas estarão presentes na ocasião, entre eles, a professora titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Silvia Staniscuaski Guterres, atuante na área de nanotecnologia farmacêutica, que ministrará palestra sobre cases de destaque em inovação e colaborações entre universidades e empresas.

Programação

  • 8h - Abertura   
  • 8h20 – Palestra "Nanotecnologia aplicada a cosméticos e medicamentos: relatos de sucesso em inovação e transferência de tecnologia universidade-empresa"
    Palestrante: Silvia Staniscuaski Guterres
  • 9h15 às 10h30 – 1ª sessão - Área temática I: Tecnologia da Informação em saúde
    Audo - A Solução para Gestão de Laudos e Exames (Milena Rosado e Yvens Rebouças – Audo)
    Aplicações de mHealth (Prof. Eurico Vasconcelos – InoLAB)
    VoiceGuard - Inovação para a promoção da saúde vocal |DoeSangue – Tecnologia para captação e fidelização de doadores (Profa. Christina Praça – Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva)
    Renal Health- Inovações tecnológicas para educação em saúde do paciente (Prof. Geraldo Bezerra - Programas de Pós-Graduação em Saúde Coletiva e Ciências Médicas)
    Tecnologias mHealth na prevenção de agravos à saúde do recém-nascido (Profa. Karla Rolim - Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva)
    GestAção: inovação tecnológica para melhoria da qualidade da assistência pré-natal (Profa. Raimundinha Magalhães - Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva)
  • 10h30 – Intervalo - Coffee Break
  • 10h45 às 12h – 2ª sessão - Área temática II: Internet das coisas, Engenharia e Realidade Aumentada em saúde
    VIVER: Uma nova ferramenta para reabilitação vestibular usando realidade virtual (Prof. Daniel Valente – Valente Studio)
    DyHEARTMon - Monitoramento dinâmico do coração baseado em internet das coisas (Marcus Alexandre – Programa de Pós-Graduação em Informática Aplicada)
    REHAB FUN: Ambiente virtual para tratamento auxiliar de membros superiores de pacientes de 3 a 12 anos com disfunções neurológicas (Juliana Martins  - Programa de Pós-Graduação em Informática Aplicada)
    Cadeira para locomoção de pacientes (Edivar Queiroz - Brasinsp)
  • 12h00 às 14h00 – Intervalo - Almoço
  • 14h às 15h – 3ª sessão - Área temática III: Biotecnologia
    Produção de biofármacos em plataforma animal (Prof. Leonardo Tondello Martins – FortGen)
    GalManCp – Um polissacarídeo versátil na idealização de sistemas inovadores de liberação de ativos nas indústrias cosmética e farmacêutica (Profa. Ana Cristina Moreira – HEMICEL)
    Lectinas vegetais no diagnóstico e tratamento de doenças (Prof. Renato Moreira – HEMICEL)
    Medicamentos com ação analgésica obtidos a partir de substâncias naturais (Profa. Adriana Rolim – Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas)
  • 15h – Coffee Break
  • 15h  às 17h – 4° sessão - Área temática IV: Serviços especializados
    Núcleo de Biologia Experimental (NUBEX) – Avaliação e controle de qualidade em P&D de novos produtos na área de medicamentos, cosméticos e saneantes (Prof. Angelo Roncalli – Assessor da Diretoria de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação)
    EcoTOX Test – Monitoramento de efluentes potencialmente poluentes (Prof. Ramon Raposo – NUBEX)
    EPRAT - Ergonomia e Prevenção de Riscos no Ambiente de Trabalho (Profa. Regina Heloisa Mattei de Oliveira Maciel – Programa de Pós-Graduação em Psicologia)
    “O senhor tem só uma virose!”: conhecer ou não conhecer, eis a questão: Inovando o monitoramento das doenças virais (Profa. Prof. Keny Colares, Profa. Danielle Malta e Profa. Fernanda Maia - Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas)
  • 17h00 – Encerramento 

Serviço 

I Worshop de Inovação em Saúde
Data: 19 de junho de 2018
Horário: 8h às 17h
Local: Teatro Celina Queiroz