null Programa de Pós-graduação em Direito debate imigração e Direitos da Criança

Programa de Pós-graduação em Direito debate imigração e Direitos da Criança

Evento acontece de 2 a 10 de agosto e traz como palestrante principal César Landa Arroyo, um dos mais importantes nomes jurídicos da América Latina na atualidade.

César Landa Arroyo é professor na Pontifícia Universidade Católica do Peru e na Universidade Nacional de San Marcos (Foto: Reprodução/Legis.pe)

O Programa de Pós-graduação em Direito Constitucional da Unifor (PPGD) promove, de 2 a 10 de agosto, no Teatro Celina Queiroz, programação voltada para a temática de imigração e Direitos da Criança, pauta social que tem ganhado visibilidade no cenário jurídico ao redor do mundo devido às decisões no âmbito das políticas migratórias.

Com o objetivo de fomentar o debate acerca das questões contemporâneas que envolvem Direitos Humanos, o evento é destinado a profissionais da área do Direito e também aberto ao público. Realizada em dois momentos, a programação vai contemplar uma aula magna, seminários especiais e curso de capacitação para o uso de ferramentas de pesquisa e redação científica.

Para ministrar a aula magna “Protección Constitucional de los Menores de Edad en Jurisprudencia de la Corte Interamericana de Derechos Humanos” (Proteção Constitucional dos Menores de Idade em Jurisprudência da Corte Interamericana de Direitos Humanos), o PPGD convida o professor César Landa Arroyo, da Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Peru, ex-presidente e magistrado do Tribunal Constitucional do Peru (2004-2010) e um dos maiores nomes jurídicos da América Latina.

Incentivo à pesquisa científica

A iniciativa também vai oferecer treinamento para acessar a base de dados presente na Biblioteca Digital da Unifor, além de preparação para produção científica através de seminários especiais de metodologia ministrados por importantes pesquisadores nacionais.

Entre os palestrantes estão a doutora em Direito Samyra Naspolini, professora do Mestrado em Direito na Sociedade da Informação da FMU; Julia Ximenes, professora da Escola de Direito de Brasília/IDP e doutora em Sociologia Política; e Orides Mezzaroba, professor da Universidade Federal de Santa Catarina.

Mais informações: 3477-3058

PALESTRANTES

César Landa Arroyo

Advogado pela Pontifícia Universidade Católica do Peru, doutor em Direito pela Universidade Alcalá de Henares (Espanha) e pós-doutor pelo Instituto de Estudos Europeus Comparativos da Universidade de Bayreuth e no Max-Planck-Instituto de Heidelberg (Alemanha). É ex-presidente e magistrado do Tribunal Constitucional do Peru (2004-2010).

Julia Maurmann Ximenes

Possui graduação em Direito pela Universidade de Brasília (1994), Mestrado em Direito pela Universidade Metodista de Piracicaba (2001) e Doutorado em Sociologia Política pela Universidade de Brasília (2007). Pós-doutora pela Universidade da Califórnia/Davis (2014). Professora da Escola de Direito de Brasília/IDP.

Orides Mezzaroba

Professor da Universidade Federal de Santa Catarina. Possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1986), Mestrado (1991) e Doutorado (2000) pela Universidade Federal de Santa Catarina (1991) e Pós-Doutorado pela Universidade de Coimbra (2008)

Samyra Naspolini Sanches

Possui Doutorado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003) e Mestrado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995). É pesquisadora e professora permanente do Mestrado em Direito na Sociedade da Informação da FMU e do Mestrado e Doutorado em Direito da UNIMA.

Dia: 2 de agosto de 2018
Local: Teatro Celina Queiroz
Palestrante: Professor César Landa
Tema: La Protección Constitucional de los Menores de Edad en Jurisprudencia de la Corte Interamericana de Derechos Humanos

Local: Auditório da Biblioteca

Data: 2 de agosto de 2018
Tema: Constitucionalización del Derecho al Medio Ambiente

Data: 3 de agosto de 2018
Horário: 9h
Tema: Derechos sexuales y reproductivos en la jurisprudencia de la Corte Interamericana de Derechos Humanos.
Tema: Derecho Fundamental al Internet

6 de agosto de 2018
9h às 12h - Professora Dra. Samyra Naspolini
14h30 às 17h - Capacitação no uso de ferramentas para pesquisa e redação científica.
17h30 às 20h30 -  Profa Dra. Samyra Naspolini

7 de agosto de 2018