null Alunos da Unifor conquistam cinco prêmios em Congresso Nacional de Comunicação

Ter, 11 Setembro 2018 17:49

Alunos da Unifor conquistam cinco prêmios em Congresso Nacional de Comunicação

Os alunos da Unifor concorreram com estudantes de todo o País em 16 categorias diferentes, vencendo em cinco delas (Foto: Divulgação)

Doze alunos da Universidade de Fortaleza, dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, já premiados na Expocom Nordeste 2018 - Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação, venceram em cinco categorias no 41º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2018).

O evento aconteceu  na Universidade da Região de Joinville, em Santa Catarina, no período de 2 a 8 de setembro e teve a participação de cerca de 3,5 mil pessoas, entre estudantes de graduação e pós-graduação, profissionais e pesquisadores da área.

Jari Vieira, professor da disciplina de Fotografia na Unifor, ressalta a importância da participação da Universidade e dos alunos em um evento como este. “É fundamental porque é o maior congresso de comunicação do país que permite a participação de alunos da graduação. A gente está numa espécie de vitrine onde a Unifor pode concorrer com instituições que já são muito renomadas pelo país e pode se colocar de igual para igual, mostrando que estamos no mesmo patamar dessas instituições”, afirma.

A participação da Universidade de Fortaleza é expressiva, com diversos alunos premiados nas etapas regionais e nacionais anualmente. Neste ano, foram 16 alunos da Unifor premiados na Expocom Nordeste e 12 premiados na etapa nacional. “Na etapa regional tivemos o melhor desempenho de todos os anos em que os alunos da Unifor participaram. Na etapa nacional, mantivemos o mesmo desempenho do ano passado, sendo premiados em cinco categorias”, ressalta Jari.

Premiados

Entre os alunos premiados está Gustavo Nery, egresso do curso de Jornalismo da Universidade de Fortaleza que concorreu com seu Trabalho de Conclusão de Curso, o livro “Impressões de um rato de cinema”. O livro é uma coleção de crônicas escritas durante o período de sua graduação e tem como objetivo revisitar esses textos para analisar o seu crescimento no curso. Gustavo, que já participou oito vezes da Expocom, foi premiado na edição de 2018 na categoria Edição de Livro e defende a importância da participação em eventos dessa escala. “Participar sempre é maravilhoso, porque a gente entra em contato com pessoas de outros estados. A gente sabe, não só, como está rolando a produção técnica em outras regiões, mas também em relação às pesquisas acadêmicas a gente aprende muito, troca muitos contatos. Então é sempre muito prazeroso participar”, diz.

Outra ex-aluna premiada foi Fernanda de Façanha, egressa do curso de Jornalismo da Unifor que também participou com seu Trabalho de Conclusão de Curso, o livro “O Grafite e a Comunicação na Cidade”, premiado na categoria Livro-reportagem. A obra objetiva contar um pouco da história do cenário do Grafite em Fortaleza, sendo dividida em quatro grandes temáticas que cercam o tema. Fernanda, acima de tudo, ressalta a importância do apoio que a Universidade de Fortaleza dá aos alunos na participação desses eventos. “Esse trabalho e os trabalhos dos outros alunos premiados não é só nosso. São trabalhos que passaram pelas mãos de vários professores. Não necessariamente eles os viram ou os tocaram, mas eles nos ensinaram a fazer. Valorizar os nossos professores nesse momento é muito importante e o apoio que as coordenações de Publicidade e Propaganda e Jornalismo nos dão para que a gente vá para esses eventos é muito importante”, conta.

Icaro Heron é estudante do 7º semestre de Publicidade e Propaganda e participou do evento com o trabalho “Trabalho Infantil: uma Patologia Social da América Latina” e foi premiado na categoria Fotografia Publicitária. O projeto foi desenvolvido em uma disciplina do curso e, com o incentivo da Universidade, foi preparado para ser enviado para a participação no congresso. “O que mais me deixou feliz foi a experiência de ir para o evento. Mas eu já me tratei como vencedor por representar a minha Universidade tão bem.  Se tornar vencedor de um evento tão grande, tão conhecido nacionalmente para a área da comunicação é realmente algo de deixar a pessoa sem palavras”, afirma Icaro.

Junto com Icaro, a estudante do 8º semestre de Publicidade e Propaganda Iana Couto foi coautora de um trabalho vencedor. A aluna, que levou três trabalhos para a competição sendo premiada na categoria Fotografia Publicitária, afirma que além dos aprendizados que vivenciou para participar do evento, também aproveitou a experiência para conhecer o local da competição e pessoas de todo o país.  “É sempre uma experiência sensacional [participar do evento] porque tem importância acadêmica, importância cultural e importância social, então é muito bom”, ressalta.

Relação dos vencedores da etapa nacional

• Edição de Livro - Gustavo Nery (Produção Transdisciplinar)
  • Charge/Caricatura/Ilustração - Vitória Carvalho e Barbarah Freire (Produção Transdisciplinar)
  • Fotografia Publicitária - Icaro Heron Ferreira, Iana Couto, João Vitor, Vitória Carvalho (Publicidade e Propaganda)