null Arquitetura e Urbanismo: 5 dicas para quem quer exercer a profissão

Qua, 19 Setembro 2018 17:36

Arquitetura e Urbanismo: 5 dicas para quem quer exercer a profissão

Coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unifor conta qual o cenário da profissão nos tempos atuais e perspectivas futuras.

Professora Camila Girão, coordenadora do curso. Foto: Ares Soares.

Criação, planejamento, projeto e construção de espaços edificados, projetos de paisagismo, de assistência técnica à população carente e no patrimônio histórico, são apenas alguns segmentos para quem deseja trabalhar com Arquitetura e Urbanismo.

“Planejar, projetar e desenhar espaços visando a melhoria da qualidade de vida das pessoas, fazem parte do trabalho do profissional formado em Arquitetura e Urbanismo”, declara Camila Girão, coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Fortaleza (Unifor).

O curso da Unifor oferece todos os diferenciais para que o aluno esteja preparado para o mercado de trabalho e para a vida acadêmica. Com duração de 5 anos, o bacharelado  abrange conhecimentos relevantes nas áreas de ciências sociais e tecnológicas, além de capacitar o estudante a elaborar orçamentos e executar e fiscalizar obras e serviços, atuando também nos projetos de arquitetura de interiores, mobiliário e sinalização arquitetônica.

O curso de Arquitetura e Urbanismo possui 5 em Conceito de Curso (CC): nota final de qualidade dada pelo Ministério da Educação (MEC) aos cursos de graduação das instituições de Ensino Superior do Brasil. O curso oferece também laboratórios de ponta de Informática, Conforto Ambiental, Desenvolvimento de Projeto, Materiais de Construção Civil, Instalações Hidráulicas e Sanitárias, Soldagem e Fotografia.

Em relação a pesquisa, o aluno é estimulado desde o início do curso a ingressar na pesquisa acadêmica, por meio do incentivo à produção de trabalhos de iniciação científica, projetos multidisciplinares e monitoria, com o apoio do Núcleo de Pesquisas Tecnológicas (NPT) da universidade. Outro diferencial da formação é a oportunidade de conhecer edificações e espaços urbanos de Fortaleza e de outras cidades do país.

Confira dicas da professora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unifor:

1.  Procure um curso voltado para atividades práticas
Escolher uma universidade ou faculdade que investe no lado essencial da profissão, o prático/mão na massa, promove a construção de um conhecimento sólido. No curso de Arquitetura e Urbanismo da Unifor, por exemplo, os estudantes têm amplo aparato à sua disposição para aproximar a realidade do mercado de seu cotidiano acadêmico.

“Nossa matriz curricular, composta por disciplinas focadas prioritariamente nas atividades práticas articuladas à teoria, desenvolvem em nossos discentes habilidades para o exercício profissional crítico, ético, tecnicamente fundamentado e comprometido com as questões sociais, ambientais, culturais e tecnológicas. O curso oferece disciplinas práticas com conteúdos integrados e número reduzido de alunos. Os laboratórios de desenvolvimento de projeto, conforto ambiental, construção civil e paisagismo fornecem apoio instrumental para a execução das atividades. Os alunos também têm à sua disposição a gráfica da universidade além de toda a infra-estrutura dos demais cursos de graduação da Unifor. Após sua graduação nossos alunos também poderão dar continuidade à sua formação através dos nossos diversos cursos de especialização e/ou de nosso mestrado em Ciências das Cidades”, ressalta Camila Girão.

2. Prepare-se para uma profissão com especialidades diversas
“O campo de atuação do arquiteto perpassa por áreas como patrimônio histórico, paisagismo, planejamento urbano, arquitetura e interiores, conforto ambiental, entre outras. Entre as áreas de atuação, a de arquitetura de interiores é a mais procurada e absorve um número considerável de profissionais, contudo, na medida que a profissão vem sendo reconhecida pela sociedade como atividade essencial, atualizações na legislação e abertura de novas demandas vêm sendo mais evidentes” destaca a coordenadora.

3. Fique atento ao seu registro profissional, ele é essencial!
“A profissão do Arquiteto é regulamentada. Para exercê-la, é obrigatório possuir diploma de bacharel em Arquitetura e Urbanismo emitido por curso superior reconhecido pelo MEC e obter registro profissional no Conselho de Arquitetura e Urbanismo no Estado onde atua com maior frequência”, destaca Camila Girão.

4. Invista em áreas promissoras
“Áreas como gestão de projetos e produtividade, arquitetura paisagística, estudo de viabilidade econômica e técnica, assistência técnica habitacional (para população de baixa renda) têm potencial promissor”, avalia a professora.

5. Inovar é muito importante
De acordo com Camila, um arquiteto e paisagista deve procurar se diferenciar no mercado, ser criativo e buscar novidades vai fazer a diferença no portfólio. “O profissional não pode se restringir às áreas de atuação mais tradicionais, onde o mercado já apresenta saturação. O profissional que percebe como inovar, visando o atendimento de uma demanda apresentada pela sociedade e pelo mercado possui maior chance de inserção no mercado de trabalho, diferenciando-se”, afirma.