null Peça de teatro da República Tcheca é apresentada na Unifor

Sex, 9 Novembro 2018 11:20

Peça de teatro da República Tcheca é apresentada na Unifor

Espetáculo será exibido no dia 14 de novembro no Teatro Celina Queiroz e é aberto ao público. Além disso, Consulado sorteará viagem entre alunos e professores da Unifor que comparecerem.

Pássaros na Casa (Birds in the House), projeto teatral audiovisual coproduzido por três países: República Tcheca, Sérvia e Eslováquia (Foto: Reprodução)

O Teatro Celina Queiroz recebe, no próximo dia 14 de novembro, a partir das 19h30, a peça de teatro Birds in the House, inspirada em diversos textos curtos de Franz Kafka que, de forma imaginária, aborda o desejo humano por liberdade e o encontro de si mesmo como principal objeto desse desejo.

O espetáculo está em turnê pelo Brasil, buscando a promoção da República Tcheca aos países latinos. A peça visita Fortaleza especialmente para o evento de solenidade de posse do novo Cônsul Honorário da República em Fortaleza, que será realizada às 18h30, no mesmo local.

A entrada é gratuita e aberta ao público. Alunos e professores da Unifor que prestigiarem a apresentação poderão concorrer ao sorteio um par ingressos de ida e volta para Praga, capital do país europeu. A promoção é uma realização do Consulado da República Tcheca em Fortaleza. Para participar, alunos e professores deverão se cadastrar pelo link https://goo.gl/No6bcz. Confira o regulamento que estabelece todas as condições da ação.

Sobre Birds in the House

A República Tcheca, como é conhecida hoje, não precisou de 20 anos de história para, desde sua separação da Eslováquia remodelar suas cidades, aplicar um austero plano de crescimento econômico e dar vida a uma cena cultural e artística de vanguarda que a transformou em uma das mais ocidentais das nações do centro-leste europeu.

O país mantém viva a lembrança de seus cidadãos notáveis como o escritor Franz Kafka, autor de romances e contos, considerado pelos críticos como um dos escritores mais influentes do século XX. A maior parte de sua obra, como A Metamorfose, O Processo e O Castelo, está repleta de temas e arquétipos de alienação e brutalidade física e psicológica, conflito entre pais e filhos, personagens com missões aterrorizantes, labirintos burocráticos e transformações místicas.

Todo esse cenário será retratado nesta quarta-feira (14) na Unifor. "Birds in the House" questiona como tratar de liberdade em um mundo de relacionamentos que se criam em torno de si mesmos. Desde a antiguidade, humanos têm virado suas cabeças para o céu para ver o voo dos pássaros e enxergam neles um símbolo de liberdade, mas também de morte.

Musical, visual e performaticamente, esta obra permite aos espectadores viajarem através de seus motivos subliminares. Motivos que podem estar ligados às suas próprias histórias. Em suplemento à peça teatral, no Hall do Bloco T, serão exibidos exposições de telas que retratam os 100 anos de independência da República Tcheca.

O Consulado Honorário da República Tcheca em Fortaleza, realizadora do evento, aproveita o ensejo para empossar o seu novo Cônsul Honorário da cidade, Ricardo Viana, que relata que o país é bem próximo dos brasileiros, conquistando progressivamente o desejo de seus turistas em visitá-la, mas, ainda, muito distante do campo universitário e cultural. “A União Européia tem muita história pra contar e nós, principalmente no Ceará, precisamos conversar e conviver com pessoas que conhecem amplamente a cultura. Se perguntarmos aos professores e gestores da Universidade quantos já visitaram Praga, grande parte deles vão afirmar que sim, no entanto, no ano passado, apenas um aluno cearense foi estudar lá. Estamos tão perto e tão distante deste país”, declara.

Birds in the House e posse do novo Cônsul Honorário da República Tcheca em Fortaleza
Data: 14 de novembro de 2018
Local: Teatro Celina Queiroz
Horário: a partir das 18h30