null Aluna da Pós-Unifor contribui para reabilitação de crianças com paralisia cerebral

Seg, 18 Junho 2018 09:02

Engajados e de acordo com o lema da Pós-Unifor, Líderes que Transformam realizam trabalhos que mudam a realidade de muitas pessoas

Aluna Juliana Martins, do Mestrado em Informática Aplicada

Os alunos de Pós-graduação da Universidade de Fortaleza, seja de Especialização/MBA ou de Mestrado/Doutorado, são sempre estimulados a identificar e desenvolver soluções para problemas, sejam em âmbito local, regional, nacional e até internacional.

“Com o propósito de impactar positivamente a sociedade por meio da proposição de soluções para problemas reais, a Unifor se inspirou em instituições de renome internacional para idealizar o seu próprio modelo de ensino, orientado a formar líderes que transformam”, salienta a professora Lília Sales, vice-reitora de Pós-Graduação da Unifor.

Assim, os alunos se comprometem com valores coletivos, para além de seus interesses e necessidades individuais, realizando a efetiva transformação positiva em si e no outro, cooperando e fomentando o empoderamento humano e, de fato, liderando para transformar. Confira a seguir um dos projetos desenvolvidos por alunos da Pós-Unifor a partir dessa concepção de aprendizagem.

Game contribui para reabilitação de crianças com paralisia cerebral

Aprender e ajudar o próximo. Foi isso o que motivou a aluna Juliana Martins, do Mestrado em Informática Aplicada, a criar um game que usa a realidade virtual como parte do processo de reabilitação de crianças com paralisia cerebral, projeto que é pioneiro no Ceará.

A aluna conta que sempre pensou em criar algo relacionado à educação, já que sua mãe é psicopedagoga
e professora no interior do Estado. Juntas, elas já realizam projetos de inclusão para crianças com deficiência e dificuldades de aprendizado.

A implementação do projeto, além de trabalhar o lado motor e o cognitivo, pode servir de estímulo para as crianças e sua família pois trabalha de uma forma lúdica, aproximando a criança a uma tecnologia que não é tão acessível no seu cotidiano.

“Ser uma liderança feminina é, além de reconhecer nosso empoderamento, mostrar a capacidade que temos em pequenas ações que podem sim contribuir para a mudança do que esperamos para um mundo melhor”, salienta Juliana.