null Estudante da Unifor desenvolve programa para alocação de salas

Ter, 10 Julho 2018 16:52

Estudante da Unifor desenvolve programa para alocação de salas

O objetivo do programa é reduzir o impacto de mudanças de turmas.

Projeto foi desenvolvido e apresentado no TCC do aluno Gabriel Maia, do curso de Ciência da Computação da Unifor (Foto: Ares Soares)

O Parque Tecnológico da Universidade de Fortaleza (TEC Unifor), destinado à instalação de empresas com seus setores de PDI (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação), além de laboratórios de inovação a serem compartilhados entre as empresas, planeja ampliar o número de empresas instaladas, sem prejuízo aos cursos com aula no mesmo bloco.

Com base nisso, o estudante do curso de Ciências da Computação, Gabriel Lopes Maia, desenvolveu seu Trabalho de Conclusão de Curso, que consiste em um programa para alocação de disciplinas em salas de aula, com redução do impacto de mudanças.

A partir de técnicas de pesquisa operacional, o modelo matemático foi desenvolvido. Ele recebe a alocação de salas atuais, sendo capaz de recolocar uma turma em outra sala, sem gerar maiores impactos.

No estudo, foi possível constatar que existe uma quantidade de salas que podem ser efetivamente liberadas, consequentemente, para a instalação de novas empresas. Na locação atual, eram 230 salas utilizadas para assistir aula , e com a realocação, foi possível diminuir para 180.

“Começamos a estudar a relação entre número de salas vazias e o total de mudanças de turno realizadas”, comenta Gabriel, sobre as pesquisas iniciais do seu trabalho.

Um problema encontrado durante a pesquisa, foi a mudança de horários. “Não conseguimos mudar o horário das turmas por causa das grades. Se eu tenho 6 disciplinas do primeiro semestre, eu não posso colocar aquelas disciplinas em horários conflitantes (choque de horários), porque o aluno não faria todas essas disciplinas no mesmo horário, e quem determina esses horários é a coordenação de cada curso”, explica Gabriel.

Ao deslocar uma grande quantidade de turmas, isso geraria um problema para a universidade em termos de gestão. Se muitas turmas estiverem no mesmo horário, é necessário um maior número de salas para aquele horário específico, consequentemente gerando um número de salas inativas em horários menos concorridos.

O que Gabriel sugere em seu trabalho, é que as mudanças sejam feitas de forma gradativa, de semestre a semestre, até que seja encontrado, efetivamente, um número de salas que seja eficiente e que não gere um número de mudanças tão impactante de uma vez.

“Já se observa um resultado positivo. Já é possível diminuir o número de salas necessárias para atender a oferta das turmas que é feita pelas coordenações”, finaliza o professor Napoleão Nepomuceno, orientador do TCC de Gabriel.