null Unifor oferta vagas em 31 cursos para Fies 2018.2

Ter, 17 Julho 2018 08:32

Unifor oferta vagas em 31 cursos para Fies 2018.2

Alunos de 31 cursos de Graduação da Unifor estão aptos a se inscrever no Fies (Foto: Saulo Galdino)

Foram prorrogadas até terça-feira (24) as inscrições para o segundo semestre do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O Fies financia cursos em universidades privadas com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). No total, a Unifor ofertará vagas em 31 cursos de graduação (veja lista abaixo).

Quem pode participar

Pode se inscrever no processo seletivo o candidato que participou do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010 e tenha obtido média aritmética das notas igual ou superior a 450 pontos, além de nota superior a 0 (zero) na redação.

Modalidades

Fies: Neste segundo semestre de 2018, estudantes com renda familiar per capita de até três salários-mínimos terão taxa real zero de juros. Das 155 mil vagas ofertadas, 50 mil são para este tipo de contrato. Haverá chamada única e de lista de espera para esta modalidade.

O aluno começará a pagar as prestações respeitando o seu limite de renda. A ideia é diminuir os encargos para os estudantes. Além disso, em 2018.2, o financiamento cobrirá pelo menos 50% da mensalidade do curso escolhido. A meta é ajudar o aluno que não possui condições de arcar com o valor integral.

P-Fies: Destinada a alunos com renda per capita mensal familiar de três até cinco salários-mínimos, o financiamento é feito por condições definidas pelo agente financeiro operador de crédito (banco). Os resultados serão constituídos apenas de chamada única.

Diante da situação econômica vivida no Brasil, a Unifor aderiu à modalidade P-Fies, visando viabilizar o acesso de um maior número de alunos a uma educação superior de alto nível.

Inscrições

O aluno deve acessar o Sistema de Seleção do Fies - FiesSeleção, no endereço eletrônico: fiesselecao.mec.gov.br e clicar em “Primeiro Acesso”. Além dos dados pessoais, será necessário informar os dados dos componentes do grupo familiar e suas respectivas rendas.

Depois de selecionado, como ingressar na Unifor?

Após a complementação das informações pelos pré-selecionados pelo Fies, que ocorre entre 27 e 31 de julho, o candidato deve comparecer na Comissão Permanente de Supervisão de Acompanhamento do FIES-CPSA/UNIFOR para validar suas informações em até cinco dias, contados a partir do dia imediatamente subsequente ao da complementação da sua inscrição na modalidade do Fies.

Depois disso, deve comparecer a um agente financeiro em até 10 dias, contados a partir do terceiro dia útil imediatamente subsequente à data da validação da inscrição pela FIES-CPSA/UNIFOR, com a documentação exigida e especificada nos normativos vigentes para fins de contratação. Uma vez aprovada pelo agente financeiro, será formalizada a contratação do financiamento.

Já os pré-selecionados na modalidade do P-Fies devem se dirigir à FIES-CPSA/UNIFOR para validar as informações em até cinco dias, contados a partir do dia imediatamente subsequente ao da sua pré-seleção na modalidade do P-Fies.

Caso seja emitido o Documento de Regularidade de Inscrição-DRI, o candidato deve disponibilizar, por qualquer meio, inclusive eletronicamente, ao Agente Financeiro Operador de Crédito (AFOC) escolhido dentre os que pré-aprovarem seu financiamento, o Documento de Regularidade de Inscrição-DRI e a documentação complementar, caso seja exigida.

Período de inscrições nas modalidades Fies e P-Fies: Até 24 de julho de 2018 (exclusivo pela internet)
Divulgação dos candidatos pré-selecionados na chamada única do Fies e do P-Fies: 27 de julho de 2018
Complementação da inscrição no Fies Seleção pelos candidatos pré-selecionados na chamada única da modalidade Fies: 27 a 31 de julho de 2018
Lista de espera (modalidade Fies): 1º a 24 de agosto de 2018