Área de energias renováveis atrai empresas e gera vagas no Ceará

Um mercado no qual os ventos sopram a favor e o sol brilha o ano inteiro. O Ceará e outros estados do Nordeste têm se aproveitado das próprias características naturais para gerar mais energia por meio de fontes renováveis. Como consequência, surgem também novas oportunidades de emprego para quem está capacitado para atuar na área. Na Universidade de Fortaleza, é ofertado o curso de Energias Renováveis. A graduação é voltada para quem pretende trabalhar no planejamento, implantação, construção, manutenção e operação de sistemas de geração de energia elétrica baseados em fontes renováveis.

A agenda pós-Covid-19 vem contribuir com o crescimento desse setor. A Agência Internacional de Energia Renovável (Irena, na sigla em inglês) estima que, graças à intensificação dos compromissos globais de descarbonização desde 2020, 5,5 milhões de empregos relacionados à transição energética podem ser criados, no mundo, até 2023. Dessa forma, a previsão é que o mercado de trabalho no setor de renováveis cresça mais de 2,5 vezes até o fim da década, no mundo, dos 11,5 milhões de postos em 2019 para 30 milhões em 2030.

A produção de energia vinda dessas fontes também tem sido maior. No Brasil, houve expansão da geração de energia elétrica no País em agosto, com um total de 795,98 MW. De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), cerca de 80% da potência acrescida nesse período são de fontes eólicas, solares e hídricas. O Ceará foi um dos estados com mais destaque na expansão nacional, que alcançou 3.081,51 MW nos oito primeiros meses de 2021. Em agosto, o Ceará gerou 205,8 MW, o 5º melhor desempenho no ranking nacional.

Segundo dados da Junta Comercial do Ceará (Jucec), em fevereiro de 2021, havia 46.265 empresas ativas atuando na área de energias renováveis. De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), a cadeia de energia gera 22.081 empregos diretos no Ceará, sem contar com os trabalhos e serviços indiretos movimentados pelo segmento.

Estude na melhor

A Universidade de Fortaleza contribui com a formação de profissionais capacitados por meio da graduação em Energia Renováveis. O curso é voltado para quem pretende  trabalhar no planejamento, implantação, construção, manutenção e operação de sistemas de geração de energia elétrica baseados em fontes renováveis. Os graduados na área podem atuar de forma autônoma ou em empresas de geração, transmissão, concessionárias de distribuição de energia, companhias de comercialização de energia, cooperativas de eletrificação, indústrias e organismos reguladores, entre outras

Entre as habilidades como profissional a serem desenvolvidas estão coordenar, supervisionar e orientar tecnicamente serviços de implantação de parques de geração de energia elétrica, ao trabalhar também com elaboração e análise de orçamentos relacionados às suas várias fases de implantação. Estudos de viabilidade técnico-econômica e de projetos de implantação de usinas geradoras de energia elétrica, assim como fiscalização e execução de obras e serviços de instalação, montagem, operação e manutenção em empreendimentos também estão entre as tarefas que os graduados na área são capazes de desempenhar.

Engenharias, qual é a sua?

E-Book Engenharia Unifor

Engenharias, qual é a sua?