Finanças: crescimento no setor aumenta demanda por profissionais qualificados na área

O mundo assistiu à queda da economia mundial com a chegada da pandemia do novo coronavírus. Mas, apesar do cenário de crise, um setor apresentou crescimento: o das atividades financeiras. É o que destaca Allisson Martins, coordenador do Bacharelado em Finanças, da Universidade de Fortaleza (Unifor). Este é um dos cinco novos cursos com inscrições abertas na instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz.

Conforme o coordenador, a abertura dessa nova graduação na Unifor vem atender às atuais exigências do mercado. “O principal objetivo do curso é entregar para o mercado profissionais altamente capacitados e qualificados. Está muito evidente, nos últimos anos, que esse mercado está cada vez mais exigente na questão da formação técnica”, ele explica.

A formação em Finanças da Unifor tem duração prevista de quatro anos. De acordo com Allisson Martins, nesse período, os alunos têm a oportunidade de transitar por diversos assuntos. “Cenários Econômicos, Avaliação de Investimentos, Inteligência de Dados, Análises Técnicas, Análises Fundamentalistas, Finanças Corporativas, Finanças Pessoais, enfim, são vários segmentos da atividade de Finanças, onde eles serão preparados para atuar”, especifica o coordenador.

A graduação conta com uma estrutura curricular que se destaca por colocar à disposição dos alunos conteúdos que apresentam a teoria combinada à prática, ambas conduzidas em sala por professores gabaritados.

"São profissionais do mercado, mas que também têm na sua bagagem o rigor técnico. Durante o curso, os alunos terão a oportunidade de ver assuntos com professores do mais alto nível e que também tem atuação no mercado", ressalta Allisson Martins.

As oportunidades de empregabilidade também são um outro fator que estimula o interesse na área. Inclusive, os anúncios envolvendo fusões e aquisições e projetos de ofertas de abertura de capital (IPO) das empresas são movimentações que ajudam a aquecer a área de finanças no mercado de trabalho. No ano passado, por exemplo, 28 IPOs foram abertos na bolsa de valores brasileira, a B3. E esses números continuam crescentes. Isso amplia a possibilidade de retorno na carreira em Finanças, especialmente quando se tem uma formação de excelência.

Perfil profissional

Ainda segundo o coordenador, o curso de Finanças é voltado para aquelas pessoas que têm interesse em trabalhar na área financeira, seja em empresas privadas ou públicas. No entanto, ele destaca que a maior procura é para as empresas privadas.

"Acho que esse é o público maior de interesse, das pessoas que querem trabalhar na parte de análises de investimentos, de entender como é que funcionam os principais instrumentos financeiros, as principais aplicações financeiras, como ações, fundos imobiliários, os chamados ETFs (Exchange Traded Funds), BDRs (Brazilian Depositary Receipts), que são oportunidades de investimentos no mercado", ele explica.

O perfil de quem quer atuar na área também é bem característico: o candidato tem que gostar de números. É necessário entender a economia; querer saber como estão se comportando as atividades econômicas de comércio, indústria, serviços, agropecuária e suas relações econômicas. Assim como câmbio, juros e o que isso implica no dia a dia, nos investimentos, nos resultados financeiros.

"De uma forma geral, é uma pessoa que gosta de lógica, atualidades, e quer entender como funciona o sistema financeiro, e explorar as múltiplas possibilidades de atuação no mercado financeiro. As pessoas que têm interesse em trabalhar com Finanças possuem esse perfil", finaliza o coordenador do curso.

Bacharelado em Finanças

O Bacharelado em Finanças da Unifor busca formar profissionais com competências para efetuar a solução de problemas sob o âmbito das finanças pessoais, públicas e corporativas. Dentre muitas funções, o egresso estará capacitado para avaliar recursos de renda fixa, ações, cambiais, multimercados e internacionais. Sua duração é de oito semestres, com 60 ofertadas para 2022.1.

Bacharelado em Finanças da Unifor
+ Inscrições abertas