Pesquisa de empregabilidade demonstra relevância do ensino superior; diploma garante rendimento médio 135% maior

Pesquisa realizada pelo Instituto Semesp e Symplicity, com o apoio da CIA de Talentos e do InfoJobs, aponta que terminar o ensino superior garante maior empregabilidade e vantagem salarial em relação ao ensino médio completo e incompleto.

A pesquisa entrevistou mais de 8,5 mil participantes, sendo 3 mil pessoas egressas do ensino superior. Para esse público, houve um crescimento real de 135% na média do rendimento bruto entre os que estão trabalhando atualmente e que já trabalhavam antes de finalizar o curso.

De acordo com um levantamento da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) feito entre 46 países, a taxa de desocupação entre as pessoas com ensino superior completo também é 54% menor do que entre aqueles que possuem apenas ensino médio ou fundamental.

Saúde e tecnologia em alta

Rodrigo Capelato, diretor executivo do Semesp, mostra a diferença entre o perfil dos alunos e egressos das modalidades presencial e EaD.

“Grande parte dos alunos do EaD já trabalhava antes mesmo de ingressar no ensino superior”, pontuou, acrescentando que as áreas com maior índice de empregabilidade são os cursos de Saúde e Tecnologia da Informação, com praticamente 100% dos egressos trabalhando na própria área de formação.

“A pesquisa mostra que os respondentes compreendem o impacto que o ensino superior teve em suas carreiras e melhoria na qualidade de vida, além de muitos estudantes afirmarem que saíram da faculdade se sentindo preparados para o mercado de trabalho, indo na contramão da ideia de que existe um abismo muito grande entre o que é ensinado na graduação e o que o mercado de trabalho quer”, avalia Capelato.

Estude na Unifor

O processo seletivo para ingressar na Universidade de Fortaleza ocorre de forma online para todos os cursos de graduação (exceto para Medicina).

Abaixo, confira as formas de ingresso disponíveis e clique para se inscrever: