null Curso de Direito tem programação especial para o Mundo Unifor 2019

Curso de Direito tem programação especial para o Mundo Unifor 2019

Os eventos acontecem durante a semana do Mundo Unifor e contam com discussões relevantes para a comunidade e público.

O Colóquio Justiça em Quadrinhos e Filosofia do Direito tem por objetivo difundir o interesse em pesquisar o universo das mídias ( HQs, animações, filmes e seriados) nos estudos jurídicos e filosóficos (Foto: Ares Soares)

Durante a 9º edição do Mundo Unifor, o Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) promove uma programação especial. As atividades acontecem entre os dias 16 e 18 de outubro, com palestras e oficinas direcionadas para alunos e visitantes. Algumas das temáticas da programação são relacionadas ao tema central do Mundo Unifor: “A experiência do conhecimento no mundo em transformação: ética e estética”.

O III Colóquio Justiça em Quadrinhos e Filosofia do Direito também está programado para acontecer durante o Mundo Unifor. Além de discutir ética e estética, a programação do colóquio vai abordar assuntos atuais, como a reforma tributária.

O Projeto Quinta Literária engloba parte desses eventos especiais. Será debatida a obra “Ruído branco”, que trata questões prejudiciais ao meio ambiente. A discussão será realizado por Marina Cartaxo, Sheila Pitombeira e Gerardo Clesio, professores do curso de Direito da Unifor. O projeto é organizado pelo Programa Cidadania Ativa do CCJ, em parceria com a Vice-Reitoria de Extensão e a Pós-Graduação em Direito Constitucional.

Coordenadora do curso de Direito, Lara Vieira ressalta a importância dessas discussões dentro da Universidade. “É um privilégio a gente ter, dentro do ambiente universitário, acesso a pensadores incríveis da contemporaneidade, discutindo temáticas relevantes que nos afetam como cidadãos. A programação do curso de Direito busca dialogar com essas temáticas. Dentro desse contexto, atenderá ao aluno de direito, a comunidade acadêmica e público em geral”, afirma.

III Colóquio Justiça em Quadrinhos e Filosofia do Direito

• Data: 16/10/19
    08h: Conferência de abertura: Reflexos da reforma tributária na atuação profissional dos contadores e advogados (Adv. Flávio Augusto Nogueira Menezes)
    09h30: Direito hackeado: o caso de Glenn Greenwald (Prof. Dr. Marcelo Ribeiro Uchôa)
    13h30: Perspectivas históricas das HQs ocidentais: do século XIX ao entreguerras (Prof. Ms. José Rener de França Silva)
    19h: Ética ambiental e giro ecocêntrico: insurgência na América Latina (Profa. Marcia Maria dos Santos Souza Fernandes)
  • Data: 17/10/19
    08h: Pedofilia: abuso sexual de crianças e adolescentes na cidade de Fortaleza (Profa. Ms. Yasmim Ximenes Pontes)
    09h30: A história do avesso e o lado do jovem estudante (Profa. Dra. Ana Carla Sabino Fernandes)
    15h30: A estética da violência em Death Note: entre a ética das leis e o crime em série (Prof. PhD. Daniel Camurça Correia)
    17h30: Números e escolhas: uma análise translinguística da propaganda anti-exploração sexual infanto juvenil (Profa. Ms. Janaina Lisboa Lopes Freire)
    19h: Misoginia nas relações de poder: processo e Quadrinhos (Profa. Dra. Mariana Dionísio de Andrade)

Palestra: Desafios e Perspectivas da Lei de Proteção de Dados para a advocacia
Data: 16/10/19 - 19h - Auditório da Biblioteca
Facilitador: Prof. João Araújo Monteiro Neto

Oficina sobre aspectos práticos da Lei de Proteção de Dados
Data: 17/10/19 - 19h - Auditório A-2
Facilitador: Prof. João Araújo Monteiro Neto

Programa Cidadania Ativa
Quinta Literária no Mundo Unifor

Data: 17/10/19 - 9h30 às 12h - Auditório da Biblioteca

Vingança pelas redes sociais e uso indevido de imagem
Data: 17/10/19 - 15h - Auditório A1
Facilitador: Prof. Eduardo Girão, Profa. Mariana Dionísio e Profa. Beatriz Mendonça

Como advogar e sobreviver nos juizados especiais cíveis
Data: 17/10/19 - 16h - Auditório A1
Facilitador: Prof. Marcelo Ponte e Profa. Elizabeth Alecrim

Amazônia em Chamas
Data: 17/10/19 - 19h - Auditório A1
Facilitadores: Profa.Dra. Sheila Pitombeira e Profa. Dra. Mary Andrade

Oficina multidisciplinar de Contratos e Processo Civil (evento somente para alunos do curso de Direito)
Data: 18/10/19 - 8h - H-78
Facilitadores: Profs. Eduardo Girão e Mariana Dionísio

Dramas da Advocacia Criminal
Data: 18/10/19 - 7h30 às 9h - Auditório A3
Facilitador: Prof. Armando

A ampla defesa no julgamento colegiados dos tribunais: uma abordagem prática na área cível e penal
Data: 18/10/19 - 14h - Auditório A3
Facilitadores: Prof. Carlos Alberto, Prof. Teodoro e convidada

MP da Liberdade Econômica na visão do administrativo, empresarial e tributário
Data: 18/10/19 - 15h30 às 17h - Auditório A3
Facilitadores: Prof. Giovani Magalhães, Prof. João Marcelo e Prof. Elisberg.

A competência da justiça eleitoral para julgar crimes eleitorais conexos com crimes comuns a partir da decisão do STF no INQ 4435
> INSCREVA-SE AQUI
Data: 18/10/19 - 17h30 - Auditório A3
Facilitador: Prof. Emmanuel Girão e Francisco Handerson Miranda Gomes (promotor eleitoral e professor da Faculdade Luciano Feijão)