null Diretor do núcleo de educação espacial da NASA realiza palestra no Mundo Unifor

Seg, 21 Outubro 2019 11:44

Diretor do núcleo de educação espacial da NASA realiza palestra no Mundo Unifor

Com o teatro lotado, Michaelis trouxe ao público presente uma vasta troca de experiência sobre como o futuro é tecnológico e como isso tem se confirmado a cada dia. Foto: Clara de Carvalho.

O diretor do núcleo de educação espacial da NASA, Jefferson Michaelis, ministrou, na tarde do dia 18 de outubro no Teatro Celina Queiroz, sobre “Desenvolvendo uma geração de estudantes apaixonados: a experiência da NASA e o impacto na área da educação espacial do KSCIA”.

Profissional que se dedica há anos a educação espacial, possui dupla cidadania (Brasil/EUA), veio para somar a programação do Mundo Unifor e compartilhar não só a sua experiência, como explicar um pouco mais como funciona o programa KSCIA.

O KSC International Space Academy é um projeto global de incentivo à educação espacial investido pela NASA destinado para jovens que tem paixão pelo universo espacial e que tem como objetivo principal ser um programa educacional imersivo, experimental, exclusivo e inovador.

Com o teatro lotado, Michaelis trouxe ao público presente uma vasta troca de experiência sobre como o futuro é tecnológico e como isso tem se confirmado a cada dia, as novas tecnologias não são mais algo tão distante, é algo real e que se torna cada vez mais presente em nossas vidas e segundo ele, é um futuro muito próximo, muito mais do que imaginamos.

“A gente pode levar uma mensagem de colaboração para jovens, professores e famílias em vários países, principalmente aqui no Brasil, hoje em Fortaleza, vocês estão tendo a oportunidade de verificar que o futuro que todo mundo achava que tava distante está mais perto do que o estado do Ceará imagina, principalmente o Brasil, hoje, tendo a base de Alcântara que é considerado por todos nós o melhor local para se lançar um foguete, imaginem que vocês estão no lugar certo, na hora certa”, afirmou Jefferson Michaelis.

Para Jefferson quem tem a oportunidade de está cursando áreas ligadas à ciência, tecnologia, engenharia e matemática significa que estão estudando e se aprofundando nas áreas do presente e do futuro, essas são suas apostas e trazer esses assuntos para dentro de uma Universidade muito o engrandece e alegra ao perceber que existem tantos jovens interessados e engajados nesses segmentos.

Com título de representante brasileiro de projetos internacionais com a NASA, Michaelis afirma que esse trabalho de incentivo à pesquisa e educação espacial realizado não só por ele, mas também por toda a equipe da NASA é apenas uma semente que está sendo plantada para um futuro cada vez mais tecnológico e para que outros sigam os mesmos passos e percebam que não é algo impossível, é algo muito possível e cada vez mais real.

Por meio da sua fala enriquecedora e inspiradora, Jefferson Michaelis finalizou afirmando que um dos principais objetivos dos programas de estudo comandados por ele na NASA são de inspirar e encorajar jovens para a realização de grandes sonhos e dessa forma chamou ao palco doze jovens cearenses selecionados para conhecerem a NASA e participarem de um grupo de pesquisa juntamente com o ele, que finalizou a rica palestra mostrando que é possível sim realizar sonhos e ir muito mais além, como ele mesmo afirma, “esse é o presente que a gente está construindo pro futuro”.